TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador I Gestão De Recursos Humanos

Por:   •  12/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

As empresas que admitem empregados regidos pela CLT devem compor a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) Essa comissão é estabelecida pela norma regulamentadora 5 e seu dimensionamento varia de acordo com o grau de risco da empresa e a sua quantidade de funcionarios.

Uma empresa que importa e comercializa equipamentos de saude determinou que os integrantes da CIPA devem ter cnhecimento teórico e prático sobre saúde e segurança. Assim, estabeleceu que só podem se candidatar para concorrer a eleição da CIPA, aqueles que tenham habilitação na área de saúde e segurança do trabalho,como tecnico em segurança, auxiliar de enfermagem do trabalho , médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho ou enfermeiro do trabalho.

A decisão da empresa de requerer habilitação especifica na área de saúde e segurança para os integrantes da CIPA é legalmente fundamentada? Justifique

Sim, a decisão da empresa de requerer habilitação específica na área de saúde e segurança para os integrantes da CIPA é legalmente fundamentada. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é estabelecida pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5) e tem uma legislação específica que respalda sua formação e atuação. A NR-5 determina os principais pontos da CIPA, além do seu funcionamento. A norma regulamentadora 5 estabelece que a CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador2. A NR-5 também estabelece que os membros da CIPA devem receber treinamento específico para o exercício de suas funções, que deve ser realizado durante o expediente normal da empresa2. Portanto, a exigência da empresa de que os integrantes da CIPA tenham habilitação na área de saúde e segurança do trabalho é legalmente fundamentada.

Dessa forma, a empresa pode estabelecer requisitos adicionais para os candidatos à eleição da CIPA, desde que esses requisitos não contrariem as disposições legais e regulamentares aplicáveis.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma empresa que produz portas e portões metálicos trabalha em dois turnos: o primeiro das 6h às 15h e o segundo das 13h as 22h.

assim a empresa decidiu:

Para os funcionários que trabalham com solda há a necessidade que estes utilizem a máscara de solda para proteção dos olhos e face contra impactos de particulas volantes, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa - Equipamento de proteção individual (EPI).

Como há funcionários que realizam a solda nos dois turnos , a empresa adquiriu máscaras em quantidade igual aos funcionários do primeiro turno e as mesmas máscaras são usadas pelos funcionários do segundo turno, pois os funcionários dos dois turnos não trabalham juntos no mesmo periodo, otimizando o uso de EPI.

Utilizando-se dos dados informados anteriormente, respnda: a empresa está correta em definir que um mesmo equipamento de proteção individual (EPI) seja usado por dois funcionários em turnos distintos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com