TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico

Exames: Projeto Político Pedagógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

As escolas são organizações, e nelas sobressai a interação entre as pessoas, para a promoção da formação humana. De fato a instituição escolar caracteriza-se por um sistema de relações humanas e sociais com fortes características interativas, que diferenciam das empresas convencionais. Assim, a organização escolar define-se como uma unidade social que reúne pessoas que interagem entre si, intencionalmente, operando por meio de estruturas e de processos organizativos próprios, a fim de alcançar objetivos educacionais.

De fato, a organização escolar parte da necessidade de associação entre a delegação de autoridade pelo sistema educacional e as instituições de ensino e suas direções. A preocupação centra-se no fato de que os problemas da escola são globais, por isso a organização parte do pressuposto de que deva dar conta de uma visão global da escola. Daí, a necessidade da construção do projeto. Pois, segundo VEIGA, (1995, p.45), "Pensar o projeto político pedagógico de uma escola é pensar a escola no conjunto e a sua função social. Se essa reflexão a respeito da escola for realizada de forma participativa por todas as pessoas envolvidas, certamente possibilitará a construção de um projeto de escola consistente e provável".

É nesse sentido que as escolas devem nortear a construção de seu projeto de forma que abranja as concepções e visões de homem, mundo, escola, sociedade e a busca da transformação da emancipação social do ser humano.

Pois, a escola enquanto espaço de transformação precisa ser adequada às mudanças que se apresentam, para assim desempenhar seu papel perante a sociedade. Ao traçar as metas e objetivos que se pretende desenvolver dentro de um determinado espaço de tempo, visando à formação de pessoas aptas a participarem ativamente do processo social e democrático brasileiro, capacitando-os a conviverem em conjunto, respeitando as individualidades dos mesmos.

Nesse sentido, cabe ao estabelecimento de ensino promover práticas viáveis que possam preparar seus alunos para sua inserção social e no mundo do trabalho. São inúmeras as problemáticas enfrentadas pelas escolas, todavia a mesma não pode se eximir de suas obrigações, procurando sempre uma educação de qualidade - proporcionando o desenvolvimento holístico de todos os alunos, atentando para a diversidade existente, preocupando-se em atendê-la em seus aspectos físico, psicológico, social, intelectual e cultural.

O Projeto Político Pedagógico tem como objetivo geral apresentar as práticas de programas educacionais especializados que se pretende desenvolver para aprimorar o ensino e assim a aprendizagem dos educandos chamando à ação, professores e a comunidade em geral a participarem deste processo. Pois, todos desempenham papel importante na construção de um país melhor.

O PPP da escola deve apresentar sua proposta, buscando, uma visão mais abrangente e contextualizada do processo ensino-aprendizagem. Fazendo-se necessário esclarecer que não é um projeto acabado, fechado, mas é flexível, exposto e disposto sempre a novas descobertas.

A motivação legal do PPP precisa ser assentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e visão de autores consagrados

O mundo atual exige que a Escola possibilite aos alunos, uma preparação para integrarem-se à vida, seja a própria escola, trabalho, concursos, currículos e pré-requisitos em geral; acima de tudo instrumentalização e formação pessoal. Tais aspectos contribuem para permitir ao aluno sentir-se um participante de sua realidade social.

Toda escola deve propor como seu objetivo, "a formação geral, em oposição à formação específica; os desenvolvimentos de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las, a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização" (PCN, p. 14)

Mediante a esta afirmativa, o PPP da unidade de ensino tem por objetivo oferecer a todos os alunos, condições adequadas para o desenvolvimento do seu potencial, visando a sua inclusão no meio social, através de práticas pedagógicas que contribua para sua formação de cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. E que acima de tudo o PPP seja o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabeleça, através de reflexões, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo. E que contribua para o "fazer pedagógico" e a construção coletiva do conhecimento, participação e colaboração no dia a dia da Escola, visando não o retorno apenas docente, mas, sobretudo, a satisfação discente na aquisição de habilidades e competências. Esse é o caminho para o aluno, evitando educação bancária, conforme a expressão do educador brasileiro Paulo Freire, que o aluno possa sentir-se cidadão, participativo e valorizado na sua própria comunidade.

O contexto em que determinada escola está inserida deve oferece constantes desafios aos quais precisamos adaptar estratégias e metodologias, que melhor contribuem para superar tais dificuldades.

Nesta perspectiva, o PPP da unidade de ensino tem a função de proporcionar atividades que promovam o desenvolvimento significativo para o alunado, preparando tanto o corpo docente como discente a administrar suas aprendizagens e a buscar novos conhecimentos. Por isso, a escola deve adotar uma posição de apoio para os alunos e professores para que assim venham a desempenhar seu papel consciente na sociedade, portanto, o fazer com significância torna-se tão importante para todos que trabalham nesta.

Conscientes dos princípios do Projeto Político Pedagógico os quais nortearão o caminho do conhecimento e dos passos que irão superar os desafios que se apresentarem, promovendo um ensino em que todos serão beneficiados, alunos, pais, professores e a comunidade de forma geral, pois todos vivem em uma sociedade e partilham ideais coletivos de bem comum. É nesse sentido que o Projeto Político Pedagógico de uma determinada unidade de ensino deve ser construído.

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »