TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Revisão ABNT NBR 13434

Por:   •  28/11/2018  •  Artigo  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Análise/Dúvidas:

  1. – Unificação das 3 partes da norma em apenas 1 documento, facilitando assim o manuseio, desta forma será mais fácil esclarecer dúvidas que surjam dos clientes, enviando apenas um documento quando necessário.
  1. – No item 5 – Implantação de Sinalização: A princípio, a sinalização básica e complementar devem estar presentes em qualquer tipo de edificação onde são exigidas ... (na norma anterior apenas a sinalização básica era exigida, agora tb a sinalização complementar será obrigatória?)

1.3 – No item 5.1.3.1 – Sinalização de Nível Superior e Intermediário: inclusão dos  itens

c) em edificações com uma população circulante superior a 100 pessoas por pavimento, as portas de saída devem ser identificadas através de molduras fotoluminescentes sinalizando todo o seu perímetro. (então agora torna-se obrigatório?)

d) os mecanismos de abertura de portas de saída de emergência e os seus modos de abertura devem ser sinalizados e claramente identificados (tb torna-se obrigatório? Em nosso catálogo o modelo da sinalização de abertura de portas está diferente do pictograma da revisão da norma, será alterado em nosso catálogo?)

1.4 – Inclusão do Item 5.1.3.2 Sinalização de Nível Inferior: Em edificações com uma população circulante a 100 pessoas por pavimento a sinalização de rota continuada (próxima ao solo) deve ser o mais contínua e ininterrupta possível (passa então à ser obrigatório a sinalização LLL, nos rodapés e piso e a cada 3m intercalados com sinais de orientação? Como podemos orientar o cliente neste caso, ele deverá sinalizar tudo com LLL?)

      1.5 - Sinalização de nível intermediário: (Passa à ser obrigatória?)

Deve ser considerada sinalização de nível intermediário para os extintores portáteis com identificação do tipo de agente extintor, localizada imediatamente acima do equipamento e contemplando:

  1. tipo do agente extintor;
  2. indicação através de símbolos e textos das classes de fogo para o qual o extintor é recomendado e não recomendado.
  1. - Sinalização de nível inferior: Em edificações com população circulante superior a 100 pessoas os equipamentos de combate a incêndio devem ser identificados com sinalização ao nível inferior intercalada nas linhas de rota continuada e localizada na vertical dos respectivos equipamentos. (Passa à ser obrigatório tb a identificação dos equipamentos com LLL?)
  2. Os elevadores devem possuir sinalização específica composta por símbolo e mensagem de “NÃO USAR EM CASO DE INCÊNDIO”, afixada próximo ao botão de chamada do elevador, devendo ser fotoluminescente. (Então não está mais de acordo os sinais somente com símbolos? Tb precisa ter a mensagem? Mas nos pictogramas consta os dois modelos e a informação que “pode ser complementada pela mensagem” ... achei que ficou confuso.
  3. No item 7.1 Dimensões básicas da sinalização foi alterado o cálculo da área de sinalização retangular por pictograma e mensagem de texto, que deverá ser adotada a menor aresta ao quadrado. (desta forma nossos sinais na medida 240x120mm já não mais serão indicados para a distância de observação que consta no catálogo, iremos alterar o catálogo?)
  4. Achei muito bom incluir na norma no item 7.3.2 – Classificação das cores, as coordenadas cromáticas e o gráfico, pois muitas vezes os clientes nos questionam.
  5. Na norma anterior a margem (borda) nos sinais era opcional e agora passa à ser obrigatória.
  6. Inclusão do sinal S-21 – Porta corta-fogo não obstruir, na anterior apenas havia o sinal S-20 Porta corta-fogo mantenha fechada.
  7. Entra o item 11.6 com as exigências para a Sinalização de Nível Inferior: Abrasão, Coeficiente de atrito, adesividade e aderência e a garantia por laudo ou certificado.
  8. Inclusão da necessidade de inspeção trimestral por técnico competente conforme anexo C, o que nos trará uma nova opção comercial para oferecermos aos clientes.
  9. Inclusão da exigência das Plantas de Emergência para locais com grande movimentação de pessoas.

        

                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com