TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO

I. IDENTIFICAÇÃO

Título: O direito Trabalhista das Gestantes e dos Esposos.

Aluna: ________________________________________

Supervisor de Campo: ____________________________

Instituição de Estágio: _____________________________

Período e Semestre: 6º período 2º semestre

II. APRESENTAÇÃO

O presente projeto foi elaborado a partir de observação no campo de estágio realizado no Instituto da Mulher Dona Lindú, instituição que recebe paciente que esteja necessitando de ajuda medica. O projeto será voltado para as gestantes e seus companheiros, trabalhara sobre salario maternidade, licença maternidade, amamentação, pois está presente na realidade da instituição.

No Instituto da Mulher Dona Lindu verifica-se que a demanda de atendimento a gravidas é muito elevado, o que demonstra a necessidade de realização de um trabalho específico para a divulgação dos direitos das gestantes e de seus companheiros. Nesse sentido, o presente projeto de intervenção através de um viés educativo visa preencher essa lacuna observada no atendimento desta instituição.

Pretende-se realizar a sistematização das ações voltadas ao esclarecimento do beneficio salario maternidade, licença maternidade, e sobre uma boa amamentação, para as gestantes da instituição. O projeto visa propiciar um acompanhamento mais sistemático aos usuários e familiares, fazendo os encaminhamentos necessários e monitorando a resolutividade dos mesmos. Através do trabalho educativo na sala de espera e enfermarias, tem-se como objetivo esclarecer sobre os benefícios e tirar todas e quaisquer duvidas existentes sobre ele.

Coordenação do Curso de Serviço Social Estágio do Curso de Serviço Social UNIDADE XI - Rua Huáscar de Figueiredo, s/n - Centro - Manaus-Am-Brasil. Coniaios: 3212-504 7.

Diante disso, é que demonstra-se a relevância deste projeto, como uma forma de suporte para a população beneficiária, contribuindo para uma melhor visibilidade da instituição, como do Serviço Social e favorecendo a aprendizagem prática no campo de estágio.

IV. JUSTIFICATIVA

O projeto de intervenção como instrumento do Serviço Social não pode ser pensado sem o resgate da discussão sobre o planejamento e sua importância na contemporaneidade, onde segundo o conceito trabalhado pela professora Miriam Veras Baptista.

Refere-se ao processo permanente e metodológico da abordagem racional e cientifica de questões que se colocam no mundo social. Enquanto processo permanente supõe ação continua sobre um conjunto dinâmico de Situações em um determinado momento histórico como processo metódico de abordagem racional e cientifica, supõe uma sequencia de atos decisórios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos teóricos e técnicos (2000, p.13):

Isso diz respeito ao conhecimento da realidade a ser modificada, necessitando sua analise e explicação a escolha da alternativa como resultante do conhecimento, onde as decisões se concretizam a partir do que foi determinado, conclui-se então que é necessário conhecer a problemática a ser trabalhada, para poder elaborar alternativas para sua solução.

A problemática que será trabalhada será sobre os direitos trabalhistas das gestantes e de seus companheiros, cujo é uma questão que está inserida na realidade da instituição e não tem nenhum material que explicite sobre este assunto do Instituto da Mulher Dona Lindu que se configura como uma instituição ligada ao Sistema Único de Saúde- SUS.

Verifica-se que, o não esclarecimento deste beneficio traz as mães durante o período de resguardo uma certa inquietação, pois as mesmas não sabem seus direitos e se sentem reféns do sistema fabril. Neste sentido será realizado orientações sociais com o objetivo de esclarecer sobre este beneficio.

Neste projeto de intervenção de estágio, pretende-se realizar um projeto educativo junto aos usuários da unidade, mediante realização de atividades de orientação social, palestras, e distribuição de material educativo.

As palestras serão realizadas nas enfermarias, os atendimentos individuais preferencialmente serão feitos em decorrência da demanda de usuários durante o plantão. Será produzido um material educativo como folder para ser distribuído durante as palestras, com informações gerais acerca dessa problemática.

Coordenação do Curso de Serviço Social Estágio do Curso de Serviço Social UNIDADE XI - Rua Huáscar de Figueiredo, s/n - Centro - Manaus-Am-Brasil. Coniaios: 3212-504 7.

IV. OBJETIVOS

Objetivo Geral: Desenvolver atividades socioeducativa para assegurar direitos trabalhistas a gestantes e seus companheiros que são atendidos na instituição.

Objetivos Específicos

Atividades Metas

(dados numéricos a serem alcançados) Prazos

1. Confeccionar material educativo para distribuição. E selecionar usuários para participar do projeto. 1.1 Confecção de folder sobre direitos trabalhistas das gestantes 1.1 200 Informativos 1.1 Agosto Até outubro de 2014

1.2 Triagem

1.2 50 usuários

1.2 Agosto até Novembro de 2014

2.Ampliar conhecimento dos usuários sobre seus direitos 1.1. Informar aos usuários sobre os seus direitos trabalhistas 1.1. 50 participantes

1.1 Fins de semana de Outubro de 2014

3- Realizar junto as usuárias do Instituto da mulher, orientação aos direitos trabalhistas. 3.1 Orientações grupais nas enfermarias 3.1 01 Orientação ao dia 3.1 Outubro de

2014

V. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Para realização do presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com