TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto para atendimento em“Equoterapia” voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

POLICÍA COMUNITÁRIA

 

[pic 1]

  

Projeto para atendimento em“Equoterapia” voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

   

Janeiro -  2015

“... e pelas suas patas, percorro novos caminhos...”

Projeto para prestação de serviço em Equoterapia na Polícia Militar

 

 1 - Identificação

            A OITAVA COMPANHIA DE MISSÕES ESPECIAIS, é uma instituição voltada para a prestação de serviço de segurança publica com responsabilidade na área compreendida pela 8ª RPM, sediada na cidade de Governador Valadares.

            Após a criação do Grupamento de Polícia Montada, no ano de 2014, devido à falta de terapias voltadas para os portadores de Necessidades Especiais, o Comandante da 8ª Companhia de Missões Especiais, buscou juntamente com uma profissional formada em Fisioterapia, Dra. Érika Gusmão, Prefeitura Municipal e União Ruralista, uma nova alternativa aos tratamentos convencionais, disponibilizados atualmente no município, pois o acesso das pessoas portadoras de Necessidades Especiais fica restrito a determinados ambientes. Com a verificação da falta de políticas públicas voltadas para esse público específico, devido a limitação da acessibilidade em decorrência da falta de rampas de acesso, em virtude da maioria dos alunos participantes serem cadeirantes, extremamente dependentes de outras pessoas, o que torna o cidadão portador Necessidades Especiais uma vítima em potencial do ponto de vista de não ter os seus diretos preservados. Criou-se então o Grupo para desenvolver essa nova modalidade de tratamento, “Equoterapia”, com a utilização dos animais pertencentes à corporação (equinos)

O projeto se destaca pela interação entre, Policia Militar e comunidade, em uma ação de valorização do ser humano e da sua qualidade de  vida. (Policia Comunitária).

            O Grupo Especial Sobre Suas Patas iniciará suas atividades em fevereiro de 2015, com o total de 21 alunos, em um espaço cedido pela União Ruralista do Vale do Rio Doce, no interior do Parque de Exposições Jose Tavares Alves.          

            Além desses atendimentos, a escola oferecerá passeios ecológicos; a parte especializada com atendimentos em Psicologia, Ortopedia e Assistência Social.

            Além dos objetivos educacionais, temos como meta, estimular a independência dos alunos participantes nas atividades diárias, bem como favorecer a reabilitação física e social do participante.

 Foto 1

AMBIENTAÇÃO

[pic 2]

Foto 2

DIVULGAÇÃO[pic 3]

 2 -  Análise

DIAGRAMA DE CAUSA/ EFEITO

                         

            CAUSA

                [pic 4][pic 5]

        [pic 6]

        

[pic 7]

        EFEITO

FALTA DE TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

        

                                EFEITO

            A Equoterapia é um método terapêutico, reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo.

            Para a Equoterapia, não se utiliza um cavalo qualquer, mas um cavalo escolhido e treinado especialmente para este fim. Obedecendo pré-requisitos rigorosos quanto a índole, andamento, conformação e condições de treinamento este cavalo atua junto a uma equipe interdisciplinar composta de fisioterapeuta, psicólogo, ortopedista e instrutores de equitação, dentro de uma estrutura física também com condições específicas.

 É dividido em três etapas:

Hipoterapia (Maior dependência física do praticante,necessita de mais auxílio para a terapia, sendo um guia para o cavalo e dois auxiliares laterais; há maior dependência do fisioterapeuta)

Educação/ reeducação (Menos dependente fisicamente, pode fazer algumas atividades sem auxílio lateral, há maior dependência do psicólogo ou pedagogo)

Pré-esportivo (É bem independente fisicamente, pode fazer atividades montado sem auxílio, há maior dependência do equitador)

            Além de toda a contribuição nos ganhos físicos, que serão citados a seguir, há uma melhora muito significativa no ganho de auto estimasegurança, confiança em si mesmo, já que o cavalo, através do seu porte altivo, grande e com muito garbo, mostra-se parceiro, obediente e aliado do praticante.  Trata-se de um método abrangente, que vem sendo cada vez mais utilizado como terapia, por ser realizado ativamente, em ambiente diferente das terapias convencionais, onde o praticante e o cavalo, criam uma relação muito íntima, colaborando para que ótimos resultados sejam realmente alcançados.

Assim que o praticante monta a cavalo, seu tônus muscular é alterado, sua postura melhora visivelmente, contribuindo para novas aquisições.

O cavalo à passo, realiza uma movimentação em três sentidos: Para cima e para baixo, para os dois lados e ainda realiza uma rotação da pelve. Estes movimentos, são realizados naturalmente à marcha humana. Com esta estimulação, o praticante que não anda ou tem dificuldade para andar, capta a movimentação e a estimulação que é realizada à marcha independente. Em 50 minutos de andadura ao passo, são realizados 1800 ajustes tônicos, número este, impossível de ser alcançado por outro tipo e terapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (549.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com