TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção De Criança E Adolescente

Trabalho Escolar: Proteção De Criança E Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

GEDIANE silva

O SERVIÇO SOCIAL NAS ULTIMAS DÉCADAS

Olho d´gua das Flores

2013

GEDIANE silva

O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos Básicos do Trabalho Profissional I].

Prof. Maria Angela Santini

Olho d´gua das Flores

2013

SÚMARIO

1-INTRODUÇÃO_______________________________PÁG 04

2-DESENVOLVIMENTO_________________________PÁG 05

2- A HISTORIA DO SERVIÇO SOCIAL______________PÁG 05

2-O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL_____PÁG 05

3-CONLUSÃO_________________________________PÁG 08

4-REFERENCIA BIBLIOGRAFICA_________________PÁG 09

Introdução

O presente trabalho consiste em demostrar a atuação do serviço social relacionado aos aparatos públicos que foram criados com o objetivo de regular a sociedade por meio das classes dominantes. E é justamente neste campo que o serviço social trás para os profissionais uma ampliação desse campo de atuação ligada ao exercício profissional desse campo de atuação ligada ao exercício profissional que vem atuando a partir de então nas áreas de gestão de serviços públicos.

O serviço social é compreendido como sendo um dos recursos do Estado e do proletariado, subsidiado pela igreja católica, sob a perspectiva da regulação social, sobretudo a partir da década de 1930, quando se registra maior manifestação das questões social. Logo o Serviço Social evidencia seu aspecto político interventivo. A inclusão do Serviço Social na divisão do trabalho depende muito do caráter das políticas do Estado.

O significado do serviço social só é desvendado a partir de sua inclusão na sociedade. É uma profissão que possuem características complexas que nem sempre são compreendidas pela sociedade. Tem seu surgimento marcado pela consolidação do sistema capitalista no momento de sua manifestação de fase monopólica marcado pelo afloramento da “questão social”. O serviço social afirmar-se como profissão, ligada ao setor publico, tornando-se assim, o Estado, um dos maiores empregadores do serviço social.

Acredita-se que a profissão do Serviço Social tenha o seu aparecimento marcado com a ascensão da sociedade burguesa nas primeiras décadas do século XIX, trazendo consigo os conflitos que antecederam a formação de classes sociais antagônicas.

Dessa maneira a burguesia precisava de um profissional que assumisse a área social e buscasse as possíveis soluções para os problemas decorrentes dessa relação e assistisse a classe proletária.

Assim agindo, a intenção da burguesia era estabelecer um “certo controle” sobre a classe proletária. O surgimento do Serviço Social no Brasil se deu numa época em que o país se encontrava em meio a um forte processo de industrialização, que imprimia um avanço seguro no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

Estes eventos, por sua efervescência, traziam também novos elementos nas relações sociais, peculiares ao sistema capitalista. E foi justamente neste contexto que foram adotadas uma série de medidas políticas de cunho social para promover um enfrentamento das inúmeras questões sociais.

Desenvolvimento

O Serviço Social no Brasil tem suas origens na primeira metade do século XX, com suas raízes cristãs de assistencialismo, a igreja Católica controlava todo processo de ajuda ao próximo e benefícios aos menos favorecidos, sendo patrocinada pela ordem burguesa vigente. Com o surgimento do Capitalismo na Europa, a gênese deste ideal assistencialista encontra-se embasada na contradição fundamental que demarca a sociedade capitalista burguesa, mais precisamente no Brasil, onde a produção é cada vez mais social e a apropriação do trabalho, suas condições e seus resultados, são cada vez mais privadas, assumindo distintas roupagens nesta época. Igualmente, tem-se neste modo de produção, mediante o trabalho alienado e suas relações sociais antagônicas, garantidas tanto a reprodução das condições de exploração e apropriação da riqueza produzida quanto de seus mecanismos ideológicos. A profissão do Serviço Social, que participa dessa reprodução da sociedade, é historicamente determinada, sendo a atuação dessa categoria articulada de maneiras distintas na conjuntura social, política e econômica do Brasil.

Em uma ordem cronológica dos acontecimentos e evolução do Serviço Social no Brasil, observa-se a grande interferência católica neste percurso longo, árduo e mecânico de evolução desta profissão. No ano de 1922 a igreja Católica organizou a I Conferência de Ação Católica dando assim um salto em direção aos ideais assistencialistas de ordem cristã e exigida por Deus. Dez anos mais tarde, em 1932 o Brasil contou com a visita de Adele de Loneux, trazendo novos ideais europeus acerca do Serviço Social por meio de diversas conferências que fez pelo país e ao retornar para a Bélgica levou consigo duas brasileiras, Maria Kiehl e Albertina Ramos, que aos se formarem sob influência europeia, voltaram ao país e fundaram a Escola de Serviço Social de São Paulo. Neste mesmo ano criou-se também o Centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com