TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protifolio Comunicação E Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Protifolio Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO 4

2.1 TEORIAS HUMANISTAS 4

2.1.1 TEORIAS OBJETIVAS E CAPITALISTAS 4

2.1.1.1 A ‘’ EVOLUÇÃO DO HOMEM’’.......................................................................5

2.1.1.1.1 COMUNICAÇÃO...........................................................................................6

3 A TEORIA DE KARL, EMILE, MAX. 7

4 CONCLUSÃO 8

5 REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Como consequência da Revolução Industrial, houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos, que assim poderiam ser comprovados por cientistas.

EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Evolução das teorias administrativas. Surgiu no despontar do século XX a chamada “Ciência da Administração” e com isso o desenvolvimento da Administração foi muito rápido. A administração tal como conhecemos hoje é resultado histórico e integrado de inúmeros precursores. Referencias histórica mostram que até hoje conceitos administrativos de mais de 1200 A.C ainda são usados no nosso meio. A Revolução Industrial foi o evento que proporcionou o inicio e o desenvolvimento da Administração como ciência baseada apenas em cada vez maior especialização do trabalho humano.

TEORIAS HUMANISTAS

Teoria das relações humanas: na teoria das relações humanas, os enfoques são nas "pessoas". a máquina, o método de trabalho e a organização formal dão lugar aos aspectos psicológicos e sociológicos. A teoria da contingência enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da administração é sem dúvida a mais eclética de todas, pois além de considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos da administração como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. A teoria estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal. O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências

TEORIAS OBJETIVAS E CAPITALISTAS

Administração Científica faz uso da exploração dos funcionários em prol de seus interesses. A teoria neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das questões foi o dilema sobre centralização versus descentralização. Os neoclássicos focalizam os fatores de descentralização e as vantagens e desvantagens da centralização. É identificada por algumas características marcantes: ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, ênfase nos princípios clássicos de administração, ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos e como alcançá-los. A administração por objetivos é uma técnica participativa de planejamento e avaliação por meio da quais superiores e subordinada definem, conjuntamente, aspectos prioritários, a saber:- estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, em um determinado período em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições (metas). - acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo às correções necessárias. A APO funciona como uma abordagem amigável, democrática e participativa servindo como base para novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais. Após a escolha e fixação dos objetivos organizacionais, o próximo passo é saber como alcançá-los, isto é, estabelecer a estratégia empresarial a ser utilizado parta alcançar os objetivos globais e quais táticas será adotado. Teoria do desenvolvimento organizacional: O conceito de organização para os especialistas em D O é tipicamente comportamentalista: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". a teoria matemática põe ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, através de uma abordagem quantitativa. A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.

A ‘’ EVOLUÇÃO DO HOMEM’’

Será que hoje nos podemos dizer que nos evoluímos? Homem saiu do reino animal há algumas centenas de milhares de anos. No nosso primeiro caderno desta mesma série demos conta do que então se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com