TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a qualidade? Como seu conceito mudou ao longo do tempo?

Projeto de pesquisa: Qual é a qualidade? Como seu conceito mudou ao longo do tempo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Nesse trabalho apresentamos um pouco sobre a gestão da qualidade que a cada dia é mais falada dentro das empresas, pois há algum um tempo vem sendo cada vez maior a preocupação com a qualidade dos produtos e serviços a serem executados.

Temos também as ferramentas para nos auxiliarem nessa etapa de trabalho, elas são de extrema importância e nos ajudam a gerir melhor os processos de qualidade, levando a empresa a um nível de qualidade em todo seu processo de produção.

Etapa 1

O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade. A Qualidade não é um setor ou uma área específico em um Organograma, nem tão pouco um departamento fechado, restrito em seu próprio fim, qualidade não exige apenas um bom desempenho da função produção da empresa, e sim de todas as suas funções principais, isto é, produção, marketing e desenvolvimento de produtos, suportadas pelas funções de apoio.

Com o passar do tempo, o constante aumento das quantidades e da complexidade dos elevava os custos para obtenção de níveis razoáveis de qualidade. De forma geral, embora tenha havido uma mudança contínua na forma pela qual se busca aumentar a qualidade nas empresas, a definição implícita do termo “qualidade” para as empresas pouco se modificou ao longo do tempo.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como

por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço. Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra2 quanto nos Estados Unidos da América3, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas:

-Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto

-Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo

-Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema

-Era da Gestão da Qualidade Total (“Total Quality Management - TQM”) – Qualidade com foco no negócio.

Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Armand Feigenbaum - Em 1951, concluiu o doutorado em Ciências no Instituto Tecnológico de Massachusetts. Feigenbaum é considerado o “Pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização.

Walter Shewhart - Foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o “Pai do controle estatístico de qualidade”.

William Edwards Deming - Foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.

Joseph Moses Juran - Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:

O planejamento da qualidade; A melhoria da qualidade; O controle da qualidade.

Philip B. Crosby - Como pensador e filósofo da gestão empresarial moderna, Philip Crosby se fundamentou em mais de 40 anos de experiências vividas. Como Gerente de Qualidade na Martin-Marietta, criou o conceito de “Zero Defeitos”.

Kaoru Ishikawa - Ishikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto; Diagrama de causa e efeito; Histograma; Folhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com