TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Na Industria

Monografias: Qualidade Na Industria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  5.894 Palavras (24 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 24

) O aprimoramento do funcionamento das organizações tem sido objetivo de interesses acadêmicos e empresariais há muito tempo. Nos anos mais recentes, de acordo com Killmann ET AL (1991:13), quais os termos que objetivam a melhoria das organizações?

Os termos que mais objetivam o melhoria das organizações são: Gerência da qualidade total, produtividade, eficiência, eficácia, excelência e sucesso. De acordo com Killmann ET AL (1991:13), estes são termos que sofrem adequações de acordo com os ambientes organizacionais nos quais se encontram sua compreensão e vai se aprimorando e evoluindo.

Sobre Gerência da Qualidade total Oakland (1989) afirma que “nas empresas de hoje, com a competitividade acirrada, clientelas a procura de produtos que satisfaçam suas necessidades, em todos os sentidos principalmente financeiros. Com isso o cliente deixou de ser bairrista, ele vai a procura daquilo que o convêm, ai entra a globalização, adquirindo produtos do japão, China, Hong Kong, Argentina, Uruguai, etc, não se importando de onde que é, mais importando preço e qualidade”.

Na qualidade total os clientes são vistos como a parte mais importante, a empresa deve criar ações de atendimento, deve saber a opinião dos clientes em relação aos seus produtos para que os apontamentos sejam usados para melhorar suas ações, com essa análise é possível saber a resposta em relação a mudanças e inovações.

Para garantir a qualidade do sistema é preciso planejar e formalizar. Os processos devem ser tornar rotineiros e sistemáticos, as ações devem ser planejadas e a qualidade do serviço prestado deve ser garantida.

Segundo Chiavenato (2004) os 10 mandamentos da Qualidade Total são:

1. Satisfação do cliente;

2. Delegação;

3. Gerência;

4. Melhoria Contínua;

5. Desenvolvimento das pessoas;

6. Disseminação de informações;

7. Não aceitação de erros;

8. Constância de propósitos;

9. Garantia de qualidade;

10. Gerência de Processos.

Nos dias de hoje é necessário ter conhecimento das mudanças de mercado, os clientes estão cada vez mais exigentes e a adaptação da empresa a essa nova cultura só será possível a partir desses 10 mandamentos da qualidade total.

Conforme Chiavenato (2005), “certos produtos passam por diferentes fases em seu ciclo de vida, as organizações também por isso temos que mudar temos que nos adaptar ao novo”.

Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. A mudança implica na transformação, pertubação, interrupção, ruptura, dependendo de sua intensidade. A mudança está em toda parte principalmente nas organizações.

Processo de Mudança segundo Lewin:

Fonte: Chiavenato(2005)

Os papeis do administrador como agente de mudanças:

Fonte: Chiavenato (2005)

A preocupação com a qualidade, traz consequências saudáveis para a organização: melhora o desempenho em produtividade, confiabilidade, entrega e preço.

Produtividade é a redução do tempo gasto para executar serviço ou aumento da qualidade de produtos, produtividade não é somente maior quantidade é necessário também que se avalie a qualidade.

A produtividade nas empresas tem crescido muito, devido a concorrência e a necessidade de fazer sempre o melhor é preciso ser eficiente atender no prazo esperado pelo cliente entregar o produto conforme o solicitado isso tudo garante o sucesso e reconhecimento da empresa.

2) O artigo expõe três conceitos de competitividade, de acordo com Landau, 1992:2;

CST em Gestão de Produção – 4ª Série – Qualidade na Indústria Ricardo de Almeida Pinto  Degen, 1989:106-107 e Porter, 1998:84.  Elabore um conceito pessoal de competitividade, baseado nas teorias expostas.

De acordo com Landau, 1992:2, devemos entender que a competitividade é a habilidade de sustentar um crescimento do padrão real de vida da população de forma justa.

Conforme Degen (1989), competitividade é a base para o sucesso ou fracasso de um negocio onde há concorrência, se destacam de seus concorrentes aqueles que tem boa competitividade, de acordo com Degen para que uma empresa seja competitiva ela precisa essencialmente de qualidade.

Porter (1998:84) defende que o único conceito valido é o de produtividade, a mesma depende da qualidade e da eficiência com que os produtos são produzidos. De acordo com Porter, a vantagem competitiva esta na formulação estratégica como a competição de preços, novos lançamentos e propaganda em como a empresa lida com a competição, avaliando o ambiente externo à organização.

3) Trace um panorama a respeito da competitividade que se iniciou na década de 70, que afetou a economia norte-americana.

Na década de 70 a economia norte americana perdeu sua posição de numero 1 no sistema de produção, ela começou a ser ameaçada por diversos competidores internacionais e nos mais diversos aspectos e indicadores. Tais como: Liderança em inovações tecnológicas e em processo, proporção da produção mundial e manufatura, habilidade para competir em um mercado global, dentre outros. Assim surgiram novos competidores, com destaque das empresas japonesa e a dos países chamados tigres asiático.

Para empresas competitividade significa a habilidade de competir no mercado mundial com estratégia global. Para alguns economistas, competitividade significa custo baixo de mão de obra, ajustado pelas taxas de comércio internacional. Essa diversidade de definições tornava complicado fazer propostas claras.

Conforme Adair (2004), a inovação é o segredo para conquistar e manter a liderança nos mercados mundiais. Novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas são os principais ingredientes para a manutenção do sucesso empresaria, mas além disso a inovação requer modalidade especial de criatividade, que é criatividade em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com