TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem era Abner? E que lição podemos aprender com seu exemplo?

Tese: Quem era Abner? E que lição podemos aprender com seu exemplo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Tese  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

Quem foi Abner? E que lição podemos tirar do exemplo dele?

Abner era Filho de Ner, da tribo de Benjamim. Em 1 Samuel 14:50, 51, refere-se a abner como sendo tio de Saul. Ele serviu como chefe do exército de Saul, e sua força combatente às vezes assumia grandes proporções, com mais de 200.000 homens. Em ocasiões especiais, até mesmo sentava-se ao lado do rei Saul à mesa de banquetes.

Embora, sem dúvida, Abner fosse homem poderoso e valente, ele até mesmo foi censurado por Davi, quando Davi era fugitivo no ermo de Zife, por ter falhado em proteger devidamente a pessoa de Saul como seu senhor e como “o ungido de Jeová”.

Depois da morte de Saul na esmagadora derrota imposta pelos filisteus, Abner retirou-se, cruzando o Jordão, para Maanaim, em Gileade, levando consigo Is-Bosete, filho de Saul. Embora Davi tivesse sido proclamado rei em Hébron, pela tribo de Judá, Abner estabeleceu Is-Bosete como rei rival de Davi em Maanaim. Abner era, claramente, o poder por trás do trono, e, com o tempo, obteve o apoio de todas as tribos a favor de Is-Bosete, exceto o de Judá.

Em uma certa ocasião os exércitos dos dois reis oponentes se defrontaram numa prova de força junto ao reservatório de Gibeão, no território de Benjamim. Resultado foi que As forças de Abner perderam 18 homens para cada baixa entre os soldados de Joabe, e dos homens de Davi e recuaram em direção ao ermo.

Após essa derrota Abner, foi perseguido por Asael, o irmão de Joabe, o que acabou resultando na morte do próprio Asael pelas mãos de Abner.

Após esses acontecidos Abner continuou apoiando o regime declinante de Is-Bosete, mas também fortaleceu sua própria posição, talvez de olho na realeza, visto que, afinal de contas, era irmão do pai de Saul.

Mas segundo o relato de 2 Samuel 3:6-11, quando repreendido por Is-Bosete, por ter tido relações sexuais com uma das concubinas de Saul (ato somente permitido ao herdeiro do falecido rei), Abner iradamente anunciou que se bandeava para o lado de Davi.

Já em apoio ao rei Davi Abner dirigiu-se em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi, o rei designado por Jeová. Depois disso, foi cordialmente recebido por Davi em sua capital, Hébron, e, nesse mesmo dia, empreendeu persuadir todas as tribos a fazerem um pacto com Davi. Mais tarde em vingança pela morte de seu irmão Asael pelas mãos de Abner, Joabe colocou abner em uma situação e que o pudesse mata-lo, o que acabou fazendo.

Com esse relato da vida de Abner podemos tirar uma lição para nós hoje.

As escolhas que fazemos agora serão o que colheremos no futuro. Abner querendo talvez um dia ser rei acabou não seguindo o rei escolhido por Jeová Davi, fazendo do filho de Saul, Is-bosete, rei em Maanaim. Com isso posteriormente acabou se envolvendo na morte de Asael irmão de Joabe que era do exercito de Davi, o que depois resultou em sua própria morte pelas mãos de Joabe.

Assim esse relato nos deixa claro algo que está escrito em gálatas 6:7-8 ao qual convido todos a abrirem suas bíblias. Então como podemos semear visando o espirito conforme o vers. 8? Fazemos isso por viver de um modo que permita que o espírito de Deus atue livremente em nós. Semear visando o espírito envolve a participação plena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com