TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Casos: Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.775 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário Avaliativo – Economia Brasileira

1. Como superar as deficiências em ciência e tecnologia? Debata com os seus colegas do curso. (1,0)

R - É necessária uma política de ciência e tecnologia que direcione investimentos para um sistema de inovação de tecnologias priorizando os aspectos sociais, humanos e naturais nos campos: “geração de conhecimentos científicos; inovação tecnológica; formação de competências; bens coletivos; políticas públicas; e divulgação dos conhecimentos” Ampliando assim a capacidade de inovação e expandir a base ciência e tecnológica nacional.

2. Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econô¬mico brasileiro? Então, por que tantos desempregados? (0,5)

R – Muitas vezes sim. A questão política interfere no processo econô¬mico brasileiro por que muitas vezes essas políticas têm como finalidade maior alcançar objetivos que tragam benefícios para si e não para a população, sendo que muitas das vezes os resultados destes objetivos são reflexos, muitas vezes indesejados que estas trazem e acabam por afetar a vida de todos, empresas e pessoas.

Quanto ao fato do Brasil possuir tanto desemprego isso possui um grande agravante, a migração de pessoas de uma região a outra em busca de oportunidades de trabalho. Isso se observa nas regiões Nordeste para a Sudeste e do interior para as capitais nas regiões Centro-Oeste e Norte. Outro fato observado para o desemprego vem a partir da modernidade, a tecnologia passou a ser um dos principais componentes causadores do desemprego, pois máquinas passaram a realizar trabalhos antes feitos pelo homem, o que forçou uma mudança na atividade produtiva do trabalhador.

3. Na opinião de vocês, devemos ter mais estatização ou menos estatização na economia brasileira? Onde acertamos e onde é preciso melho¬rar? É possível recuperar o tempo perdido ou a inserção tardia e de forma periférica no capitalismo mundial? (1,0)

R – Devemos ter menos estatização por que a chamada estatização, só beneficiou o setor privado. Um exemplo do governo estatizando a economia e que a meu ver, foi acertado e faz bem ao mercado, é PNBL (plano nacional de banda larga) colocar as empresas que vendem internet no atacado (links dedicados em redes de fibras

óticas). Se necessário, o Governo deve deixar o mercado atuar, regular e intervir, da forma mais sutil possível. No meu ver ainda é possível recuperar o tempo perdido.

4. Em que momento e região do Brasil iniciou o processo de industria¬lização? Por que Bresser-Pereira (2007) afirma que estamos vivendo um período de desindustrialização? Explique sua resposta. (0,5)

R - Foi no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Especialmente a partir de 1885 e iniciou na região Sudeste principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Bresser-Pereira no Brasil a desindustrialização é regressiva, conseqüência [...] da política de atrair poupança externa; é um processo de transferência da mão de obra para setores agrícolas e mineradores, agroindustriais e indústrias tipo maquiladora caracterizados por baixo valor adicionado per capita.

Isto acontece aos países ricos que, a partir de certo ponto, passam a deslocar sua mão-de-obra da indústria para setores de serviço com valor adicionado per capita maior. Não é o caso do Brasil. Segundo ele, a desindustrialização brasileira é para produzir mais commodities

5. Boa parte do consumo final das famílias de produtos industrializados tem por origem plantas instaladas no Brasil. Então por que Furtado considera¬va o País como uma economia “subdesenvolvida industrializada”? (1,0)

R

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com