TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Contabilidade De Custos

Artigo: Questões De Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 5

1) EXPLIQUE O QUE É DESEMBOLSO E SUAS RAMIFICAÇÕES?

Desembolso — Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

2) QUAL É A DIFERENÇA DE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS?

Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo esses são os custos diretos com relação aos produtos. Outros realmente não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem se ser feito de maneira estimada e muitas vezes arbitrária esses são os custos indiretos com relação aos produtos.

3) QUAL É O CONCEITO DE CUSTOS?

Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.

4) QUAL A UTILIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTOS?

A contabilidade de custos acabou por passar nessas últimas décadas de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerencial.

5) QUAISOS PRINCIPIOS CONTABÉIS UTILIZADOS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS?

Princípio da realização da receita - Determina este princípio o reconhecimento contábil do resultado (lucro ou prejuízo) apenas quando da realização da receita.

Princípio da competência ou da confrontação entre despesas e receitas - Após o reconhecimento da receita, deduzem-se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas).

Princípio do custo histórico como base de valor - Desse princípio decorrem consequências várias. Os ativos são registrados contabilmente por seu valor original de entrada, ou seja, histórico.

Consistência ou uniformidade - Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período.

Conservadorismo ou prudência - Quase que uma regra comportamental, o Conservadorismo obriga a adoção de um espírito de precaução por parte do Contador. Quando ele tiver dúvida fundamentada sobre tratar determinado gasto como Ativo ou Redução de Patrimônio Líquida (básica e normalmente despesa), deve optar pela forma de maior precaução, ou seja, pela segunda, prevalece o pessimismo.

Materialidade ou relevância - Essa outra regra contábil é de extrema importância para Custos. Ela desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.

6) QUAL A DEFINIÇÃO DE CUSTEIO DE ABSORÇÃO?

Custeio por Absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.

7) QUAL A DIFERENÇA DE CUSTO FIXO E VARIÁVEL?

Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse exemplo), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção; logo materiais diretos são Custos Variáveis. Por outro lado, o aluguel da fábrica num determinado mês é de um determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos. Por isso, o aluguel é um Custo Fixo.

8) QUAL A DIFERENÇA DE DESPESA E CUSTO?

Custo é todo gasto relativo à prestação de serviços, direta ou indiretamente, isto é, o valor gasto com bens e serviços para produção de outros bens e serviços.

Em relação às despesas, pode se dizer que são os gastos com bem ou serviços relativos à manutenção da atividade da empresa e até mesmo aos esforços para obtenção de receitas através da venda de serviços, isto é, todo gasto relativo à administração, ao comercial e ao financeiro da empresa.

9) O QUE É RATEIO NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E EXISTEM 2 TIPOS EXPLIQUE.

Rateio representa a alocação de custos indiretos aos produtos em fabricação, segundo critérios racionais. A importância do critério de rateio está intimamente ligada à manutenção ou uniformidade em sua aplicação. Devemos lembrar que a simples mudança de um critério de rateio afeta o curso de produção e consequentemente afetará o resultado da empresa. Existem 2 tipos de rateio:

Rateio Simples – aplicado com base na matéria-prima.

Rateio Completo – por material e por horas máquina ou homem.

10) QUAL A UTILIDADE DO CUSTO PRIMÁRIO SOB O CUSTEIO DE ABSORÇÃO?

Custo Primário é a soma simples de matéria-prima e mão-de-obra direta. No Custeio por absorção é feito o rateio de todos os custos na produção, sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, em cada fase da produção, assim cada unidade ou produto receberá sua parcela de custo, portanto o custo primário será incluído nesse sistema de custeio.

11) A empresa Industrial ADM Ltda. Produziu dois produtos e teve as seguintes informações:

descrição

agua 5.000

luz 10.000

aluguel 1.500

mão-de-obra 20.000

A empresa fabricou nesse período:

descrição matéria-prima quantidade produzida

prod A 60.000 10.000

prod B 40.000 20.000

Determinar o rateio simples, custo total e unitário:

Prod A = 60.000 X 100 = 60%

100.000

Prod B = 40.000 X 100 = 40%

100.000

GGF

PROD A = 50.000 X 60%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com