TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÕES ADVERSAS Manifestações clínicas e orientações

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Produtos com a finalidade de embelezamento são usados para alterar, limpar, perfumar e sobre tudo proteger o ecossistema do organismo modificando em maior ou menor grau e muitas vezes essas modificações são nocivas causando reações adversas não esperadas durante o uso de cosméticos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS COSMÉTICOS EM SALÕES E CENTROS DE ESTÉTICA

Reações adversas é qualquer manifestação não esperada devido ao uso de qualquer substância química usada no organismo, muitas vezes elas são indesejáveis, não intencionais e não esperadas dependendo da ocasião. Estes tipos reações podem ser notados em relação ao uso de produtos cosméticos, os quais estão presentes no dia a dia, bem como em procedimento estéticos, transformações capilares, limpeza e cuidados com a pele entre outros procedimentos.

As reações mais notadas são de origem alergênica por contato com substância que desencadeia um processo de hipersensibilidade no sistema imunológico aos componentes que constituem os produtos cosméticos. Podemos citar alguns produtos e algumas reações adversas notadas por consumidores:

Colorações permanentes dentre esta dentre os produtos mais usados e o que mais recebe relatos de reações como vermelhidão, coceira, ardor e em casos mais graves bolhas e descamação. No caso deste tipo de reação o profissional deve suspender o uso do produto, orientar o cliente sobre o ocorrido.

Obs. Antes de qualquer procedimento o profissional deve fazer uma avaliação de ananminese e teste de mecha.

Escovas progressivas devido em sua formulação conter formol mesmo em baixa quantidade determinada pela ANVISA pode trazer risco tanto para cliente como profissional, levando a irritação do couro cabeludo, inchaço nos olhos e face, queimaduras das vias respiratórias, também tem potencial cancerígeno. Além da suspensão do uso do produto o profissional deve informar o cliente as possíveis reações do produto e siga corretamente as instruções do fabricante.

Obs. Em caso de reações mais grave como falta de ar devido à inalação do produto ou intoxicação deve se encaminhar com urgência a uma unidade de pronto atendimento. Formol em escovas progressivas é proibido pela ANVISA.

Henna uma substância extraída de uma planta originaria da Índia e África de pigmento castanho avermelhado usado para sobrancelha temporária e tatuagens e colorir os cabelos contém um pigmento parafenilenodiamina que causa reações alérgicas que varia de bolhas, dermatite e em casos graves deixam marcas em forma de manchas. Nestes casos deve se suspender o uso e em casos de alergia mais severa consulta um medico.

Maquiagem as reações alérgicas apresentadas por estes produtos apresentam sinais de irritação afetam qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com