TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Artigo: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O objetivo desde trabalho e mostra o conhecimento adquirido nas aulas e adquirir novos através das pesquisas realizadas, a importância de tecnologias nas organizações e na administração de empresas. Neste trabalho, falaremos a respeito dos modelos de gestão empresarial mais utilizado, dentro das grandes organizações, das melhores alternativas para que as empresas possam ter excelentes resultados e alcancem a plena satisfação dos seus clientes. As sociedades vêm experimentando mudanças significativas no que tange à tecnologia, economia, política, ecologia e aspectos sociais em geral.

1.0 HISTORIA DA EMPRESA

A empresa está situada na Zona da Mata Mineira, na cidade de São Geraldo, atualmente com 25.000 m2 de áreas construída, onde estão alocadas três unidades produtivas: ESTOFADOS, SALAS DE JANTAR e ESPUMAS/COLCHÕES; atendendo as exigências do consumidor. Contamos com frota própria para distribuição de nossos produtos, que são comercializados nos estados de MG, RJ, SP, ES, BA e SE. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 500 colaboradores, onde estes são beneficiados com refeitório, área de lazer, cursos para aperfeiçoamentos, programa de ginástica laboral e Associação dos Funcionários (AFUR), com diversos tipos de lazer, melhorando assim a qualidade de vida e a integração entre os colaboradores da empresa.

A empresa atua há mais de dez anos na comercialização de moveis. Procuramos desenvolver produtos e serviços que atendam as exigências do mercado, tendo como aliado às informações de nossos clientes e a dedicação de nossos colaboradores e parceiros.

É com este pensamento que criamos mais esse projeto, utilizando nossos valores: respeito, transparência, honestidade.

1.1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

É uma empresa de meio porte e atende diversas cidades localizadas em MG, RJ, SP, ES, BA e SE. E tem como missão criar produtos e serviços diferenciados utilizando as tendências e tecnologias disponíveis no mercado, investindo no aprimoramento constante de nossos colaboradores, para superar expectativas dos nossos clientes. A missão reflete uma relação direta entre o mercado de atuação e a empresa. Estamos conscientes de que os mercados estão em constante mudança. Portanto, a missão deve ser dotada de flexibilidade no sentido de se verificar a real validade no contexto atual do mercado. Se for preciso mudar parte ou toda a missão, é melhor fazê-lo do que enfrentar as rejeições naturais a uma empresa que não consegue justificar sua existência. Nossa visão e ser referência no ramo moveleiro, com soluções em serviços e superar as expectativas através da excelência de nossos produtos e serviços, investindo em tecnologia e no aprimoramento constante de nossos colaboradores.

A escolha da empresa se deu de forma aleatória, porém alguns fatores importantes como a missão e os valores tiveram grande peso na decisão.

1.2 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Mudança Organizacional implica em uma reorganização do pessoal interno visando melhorar a eficiência do processo de produção, essa reorganização pode ocorrer em qualquer segmento da empresa, porém costuma atingir as linhas de autoridade aumentando ou diminuindo a responsabilidade de seus membros e os readequando de modo que possam se tornar mais produtivos. Tendo em vista que essa mudança é sucedida de certa perturbação, a empresa, antes de implantá-la deve certificar-se de que está em boa situação econômica, bem consolidada e não precisando operar com força total.

1.3 PAPEIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

O gestor organizacional terá que adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ser capaz de planejar estrategicamente recursos humanos e materiais, que viabilize o alcance de objetivos, traçados pela organização.

O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto do ambiente externo para lidar com paradoxos da economia em escala global. O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá eventualmente sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem esta social.

1.4 GESTOR/ADMINISTRADOR

A gestão é uma especialização tanto da administração como da gerência. O gestor não faz nada de diferente do administrador ou do gerente, porém, tem a responsabilidade da exercer o papel com mais “engenhosidade”.

Os gestores de todos os níveis hierárquicos de uma organização devem buscar alcançar os objetivos de maneira eficiente e eficaz, atendendo as expectativas de todos os envolvidos dentro e fora da organização. Para isto, é necessário planejar, organizar, direcionar e controlar todos os recursos necessários, desde financeiros, humanos e mercado lógicos até máquinas, equipamentos e insumos. Cabe a ele buscar o máximo de resultados com o mínimo de esforços.

Em constantes transformações, o papel do administrador não pode ser estático, sem modificações, sendo inflexível. Cada vez mais as organizações estão mudando, necessitando ser administradas, de metas, focando no cliente e tendo as pessoas que trabalham nela como parceiras, buscando eficiência e eficácia para obter o sucesso desejado.

1.5 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

1.6 TERCEIRIZAÇÃO

Na empresa um dos primeiros serviços a serem terceirizados foi à limpeza e com isso evitou-se/economizou-se custos com horas extras, gastos com 13º salário, pagamento de férias, e direitos trabalhistas além de gastos com uniformes e materiais que seriam destinados basicamente a essa área.

Amplamente usada no Brasil, à terceirização pode livrar a empresa de perder tempo com atividades acessórias e se concentrar no seu objetivo principal. Pesquisa do Centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com