TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES LOGÍSTICAS DE SUPRIMENTOS

Tese: REDES LOGÍSTICAS DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

1A – REDES LOGÍSTICAS DE SUPRIMENTOS

Com a redução dos estoques, e a necessidade de entregas cada vez mais frequente, o atendimento ao cliente tornou mais complexo, exigindo uma maior integração entre cada elemento da cadeia de suprimentos; e a logística é fundamental para um bom gerenciamento.

Cada elo da cadeia de suprimentos como FORNECEDORES, PRODUÇÃO, ESTOQUE, DISTRIBUIÇÃO, VENDAS e SERVIÇOS AO CLIENTE tem impacto simultâneo sobre os outros elos, e é essencial compreender o alcance desse impacto, afinal, a cadeia de suprimentos não se resume ao fato de o departamento de compras obter o melhor preço por unidade numa compra de mercadoria que a partir de então ficará no estoque durante meses, em depósitos repletos, ocupando espaço, recursos e capital, e, quando não for vendida conforme previsto, resultará em depreciação e custos de armazenamento consideráveis.

Não se trata do gerente de produção que quer manter suas máquinas em funcionamento full time para minimizar o custo por unidade, mesmo que as equipes de venda não possam colocar toda a produção no mercado, o que novamente resultará em custos excessivos de armazenamento, manuseio e estoque. Nem o gerente de vendas que promete entregar produtos que não estão no estoque dentro de prazos impossíveis ou em quantidades que encarecem excessivamente a distribuição, tornando-se o negócio pouco ou nada lucrativo, mas obrigatório assim mesmo, já que há o risco de perda de clientes.

A cadeia de suprimento é tudo isso e muito mais. Com uma abordagem integrada de cada elo da cadeia de suprimentos e do sistema logístico, muitas empresas estão obtendo significativas vantagens competitivas por meio do aumento dos níveis de serviço ao cliente e da redução de estoques e custos de armazenamento. As cadeias de suprimentos precisam atender melhor às necessidades dos clientes, aperfeiçoando os serviços oferecidos sem aumentar o custo total.

Atualmente, as empresas têm de lidar com cadeias de suprimentos mais longas, na medida em que suas perspectivas de negócio ganham uma proporção continental e aspectos como volume mínimo de pedidos, frequência de compras e prazos de entrega ganham relevância dia a dia e as companhias não podem se dar ao direito de estar satisfeitas com os limites tradicionais das fronteiras nacionais, nem estar restritas a eles.

À medida que o mercado se torna mais concorrido, as empresas têm de buscar formas mais criativas de atender às necessidades de seus clientes. É competir ou sair do mercado.

A cadeia de suprimentos se tornou parte essencial da boa gestão dos negócios, e a crescente conscientização sobre sua importância para as operações e para os lucros de uma empresa elevou o status da logística, acarretando um aprofundamento das pesquisas sobre os procedimentos operacionais, métodos, meios e modos de transporte dentro do contexto da cadeia de suprimentos.

1A.1 – História das Redes Logísticas de Suprimentos

Os Administradores atuantes nas ultimas duas décadas são testemunhas de um período de mudanças sem paralelo na historia do mundo, em termos de avanços na tecnologia, globalização de mercados e estabilização de políticas econômicas. Com o constante aumento do numero de competidores globais, as organizações tiveram que melhorar seus processos internos rapidamente no intuito de se manter competitiva.

Nas décadas de 60 e 70, as companhias começaram a desenvolver estratégias de mercado detalhadas, com foco na criação e busca da lealdade dos clientes. Organizações também perceberam que forte funções de engenharia, design e produção era necessário para suportar as necessidades de mercado. Engenheiros tiveram que ser hábeis em traduzir as necessidades do consumidor em especificações de produto e serviço, que deviam ser produzidos com alta qualidade e custo razoável.

Como a demanda para novos produtos se intensificou na década de 80, organizações manufatureiras tiveram que se tornar flexíveis e rápidas para modificar produtos e processos existentes, ou para desenvolver novos produtos para se adequar as sempre mutáveis necessidades dos clientes.

Como a necessidade de aumento da capacidade de produção na década passada, os administradores perceberam também que os materiais e serviços introduzidos pelos fornecedores tinham maior impacto na adequação às necessidades dos consumidores, e esta percepção levou ao aumento do foco nos fornecedores de base e na estratégia principal da organização.

Produzir com qualidade não é suficiente, porque, entregar o produto para o consumidor quando, onde, como e na quantidade que desejar, em maneira de custo-eficiente, constitui no novo grande tipo de desafio. Mais recentemente, a era do "Renascimento da Logística" nasceu, espalhando a tecnologia da informação para reduzir tempo e redes de logística que buscam atingir esses desafios.

Como resultado dessas mudanças, as organizações agora percebem que só isso não é suficiente para gerir suas companhias. Eles devem estar envolvidos na gerencia da network de todas as empresas superiores que provêm inputs (direta ou indiretamente), assim como as empresas inferiores responsáveis pela entrega e serviços pós-venda do produto ao consumidor final.

Atualmente o fluxo de informações é um elemento de grande importância no relacionamento entre a empresa, fornecedores e clientes. Pedidos, reclamações e comentários de clientes; pedidos de ressuprimento; necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são alguma formas mais comuns de informações logísticas.

No passado, o fluxo de informações baseava-se principalmente em papel, resultando em uma transferência de informações lenta, pouco confiável e propensa a erros. O custo decrescente da tecnologia, associado a sua maior facilidade de uso, permitem aos executivos poder contar com meios para coletar, armazenar, transferir e processar dados com maior eficiência, eficácia e rapidez. O fluxo de informações muitas vezes foi deixado de lado, pois não era visto como algo importante para os clientes. Alem disso, a velocidade de troca / transferência de informações limitava-se à velocidade do papel.

Atualmente, três razões justificam a importância de informações precisas e rápidas para sistemas eficazes:

 Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entregas e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente.

 Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informação pode reduzir de forma eficaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com