TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE MICROBIOLOGIA

Trabalho Escolar: RELATORIO DE MICROBIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  2.460 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Quando abordamos o tema crescimento bacteriano, estamos nos referindo ao número de células, não ao tamanho delas. Os microrganismos exibem os mais diversos mecanismos nutricionais para o seu crescimento. Em relação aos procariotos, a nutrição ocorre predominantemente pela absorção, uma vez que a grande maioria destes organismos possui uma espessa parede celular, impossibilitando a realização de fagocitose.

A nutrição bacteriana pode ser definida como um mecanismo que fornece às células as ferramentas químicas necessárias à síntese dos diversos monômeros para o seu desenvolvimento. Essas ferramentas químicas correspondem aos nutrientes.

Os fatores necessários para o crescimento bacteriano podem ser divididos em duas categorias principais: físicos e químicos. Os fatores físicos incluem temperatura, pH e pressão osmótica. Os fatores químicos incluem fontes de carbono e nitrogênio, enxofre, fósforo, potássio, magnésio, cálcio e sódio, micronutrientes, fatores orgânicos de crescimento e oxigênio.

Tais fatores podem ser ótimos ou limitantes, interferindo sobremaneira na multiplicação de microrganismos.

A divisão celular da bactéria, durante o crescimento bacteriano, é precedida de aumento na massa celular, pela síntese das proteínas, polissacarídeos, lipídeos e ácidos nucleicos que a constituem. A síntese destes compostos somente ocorre se a bactéria tiver acesso a nutrientes que forneçam elementos básicos adequados.

Assepsia é a limpeza e remoção de sujeira e detritos em superfícies, para diminuição e eliminação de bactérias. É o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias.

Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos. É a prevenção do desenvolvimento de agentes infecciosos por meio de procedimentos físicos ou químicos destinados a destruir todo micro-organismo.

OBJETIVO

Estudar o comportamento de bactérias introduzidas num meio específico apropriado, a sua capacidade de, por multiplicação, originarem colônias de bactérias, avaliar a ação de antissépticos bucais.

MATERIAIS

• Caneta para retroprojetor;

• Swab;

• Placa de Petri;

• Ágar Mueller-Hinton;

• Antisséptico Bucal;

* Ágar Mueller-Hinton é um meio de cultura, recomendado para realização de antibiograma (teste de sensibilidade). Possui uma substancial fonte de proteínas e carboidratos que proporcionam o desenvolvimento e crescimento de cedas bacterianas de interesse clinico.

METODOLOGIA

No experimento da ação de Assepsia e Antissepsia na flora bacteriana da boca, foi utilizado um aluno voluntário; dividiu-se a placa com meio de cultura Ágar Mueller-Hinton em três quadrantes iguais. Primeiramente sem utilização de nenhum reagente químico e com o auxílio de um swab foi feita a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com