TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DO TRABALHO

Artigo: RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esta produção textual vai usar o texto “Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” que relata situações na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas como referencia para explorar o tema principal “A influência das relações humanas no ambiente de trabalho”.

Aplicando os conteúdos estudados nas disciplinas do 1° semestre de Gestão Pública destacando conflitos interpessoais entre servidores do setor e outros temas como: liderança, diversidade da força de trabalho, ética, cultura e clima organizacional e por último e uns dos temas mais importantes mulher e economia.

No texto, envolve três principais personagens os funcionários Fernando, chefe titular, Carla, chefe substituta, e Ricardo o mais novo integrante da equipe. A principal situação descrita no testo é o conflito entre Carla e Ricardo tirando daí características de todos os temas mencionados acima que serão comentados a seguir.

A produção textual vai começar descrevendo um pouco os personagens do texto comentando suas principais características. Também começará comentando sobre o tema liderança e sobre o principal conflito(o de Carla e Ricardo).

DESENVOLVIMENTO

O texto começa dando aspectos de um bom líder que é Fernando quando mostra uma importante habilidade que é o compromisso. Nota-se que mesmo com problemas de saúde não queria se ausentar do trabalho com as mudanças de atualização do banco de dados de seu setor preocupado com outros setores do Ministério que dependem dos relatórios feitos por ele e sua equipe. Outra boa qualidade de um bom líder apresentado por Fernando é a confiança que ele tem na competência de sua equipe e um bom clima organizacional criado por ele mostrando ser um líder democrático. E assim diminuiu um pouco sua preocupação na sua ausência para realizar sua precisa cirurgia.

Carla foi escolhida por Fernando para ser a chefe substituta porque é a que tem mais experiencia na área e boa qualificação profissional com o curso Especialização em Pericia Judicial de Cálculo Trabalhista além de sua graduação. Considero justo a escolha dele, pois sendo a mais antiga conhece muito bem as rotinas do setor, as formas de atuação de seu chefe que é a referência da equipe e as características dos seus colegas de trabalho. Outra característica importante é sua formação profissional que demonstra sua procura por crescimento profissional.

Ricardo apesar de ser o mais novo da equipe tem boas relações interpessoais em vários setores do Ministério sendo muito extrovertido e brincalhão. Entende muito bem de informática sendo muito útil no momento em que a equipe passa por mudanças no banco de dados além da ausência de seu chefe titular.

O conflito entre Carla e Ricardo começa depois dele demonstrar boa atitude se oferecendo para aumentar seu horário de expediente para ajudar Carla a finalizar os trabalhos que estavam em atraso na reunião convocada por ela para tentar resolver esta questão. Mas, ele aproveitou da situação quando estava só os dois no setor forçando um namoro a sua chefa sendo antiético depois dela não corresponder como ele desejava difamando falsos boatos dela pelo Ministério e fazendo piadas por ela ser negra a deixando muito constrangida.

Carla que apresentou ser uma líder democrática em atitudes como na reunião que convocou para ampliar horário de trabalho de sua equipe permitindo que apenas um servidor fizesse isso por vontade própria. Mas, ela pecou em não tomar uma atitude mais autoritária quando Ricardo começou com as insistências encima dela. Quando ela começou a evitar conversa descontraída em que Ricardo esteve presente se sentindo constrangida deveria ter utilizado um pouco da característica de liderança situacional(varia de acordo com a maturidade dos subordinados segundo Hersey e Blanchard) chamando-lo para uma conversa e deixar claro que não ia acontecer nada a mais que trabalho entre os dois e que se continuasse insistindo aplicaria punições severas a ele por não estar respeito-a como sua chefe e como mulher em área de trabalho. Assim Ricardo poderia recuar e talvez não seria tão antiético chegando ao clima organizacional ruim que chegou.

Agora é a vez do tema: Diversidade da Força de Trabalho. Que nada mais é dar oportunidade para qualquer pessoa, não a diferenciando por sua religião, raça, sexo entre outras e assim ganhando força de trabalho multicultural numa empresa tendo algumas vantagens como: mais pessoal qualificado, mais ideias de diferentes culturas para a empresa, referencia em ética e mais competitividade. É fundamental gerenciar a diversidade dentro das organizações, pois além de trazer as vantagens mencionadas acima acompanha a modernidade das organizações contemporâneas.

Um grande obstáculo para a expansão da diversidade comentada é o preconceito. Pode-se tomar como exemplo as atitudes de Ricardo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com