TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo Versus Precnceito

Casos: Racismo Versus Precnceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Racismo X Preconceito

Embora o preconceito e o racismo pareçam carregar o mesmo significado, ambos são antagônicos entre si, e apesar disso, apresentam características bem próximas um do outro. Nesse norte, segundo dicionário informal o preconceito é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério; ou seja, superstição; Prejuízo; Erro. Já o racismo é um preconceito contra um "grupo racial", geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjetiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.

Diante disso, pode-se afirmar então que, preconceito é uma atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento depreciativo de alguém ou algo que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.

Dada forma, esse segregacionismo é a intenção do pensamento, ou da forma de pensar em que se dá grande seriedade à noção da existência de raças humanas dessemelhantes e superiores umas às outras. Em que existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

O racismo é um conjugado de ideias pré-concebidas em que o principal papel é valorizar os diferenciais biológicos entre os seres humanos, alguns dos quais acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. O crédito da existência de raças superiores e inferiores foram empregados muitas vezes para explicar a escravidão, a autoridade de determinados povos sobre outros, e os genocídios que aconteceram durante toda a história da humanidade. Um exemplo bem claro seria os ARIANOS, grupo étnico indo-europeu que se julgavam superiores as demais raças. O racismo está incluído entre as formas de preconceito, assim como o bullying, os estereótipos entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com