TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raça De Galinha

Casos: Raça De Galinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

Raças de galinhas

Existem mundialmente mais de 300 raças de espécies de galinhas domésticas (Gallus domesticus). Podem distinguir-se três categorias, principais de raças de galinhas: raças puras para fins comerciais, raças híbridas que resultam de cruzamentos e raças locais ou nacionais.

De uma maneira empírica podemos dividir as raças para fins comerciais de acordo com o seu principal objetivo de produção:

• Postura de ovos, principalmente as raças de galinhas leves, que põem ovos ou poedeiras.

• Produção de carne, principalmente pelas raças mais pesadas ou de frangos de corte.

• As galinhas que são criadas tanto para porem ovos como pela produção de carne e que são as chamadas raças de duplo objetivo.

As galinhas poedeiras, os frangos de carne/corte e as de duplo objetivo distinguem-se pela sua conformação corporal.

Raças comerciais e híbridas

Uma raça bem conhecida de galinhas poedeiras leves são as galinhas brancas ou Leghorn Brancas. São conhecidas por porem uma grande quantidade de ovos brancos. Necessitam de menos ração, devido ao seu pequeno porte. As Leghorn Brancas são poedeiras muito eficientes. No entanto, no fim do período de postura dão relativamente pouca carne.

Algumas raças mais pesadas de poedeiras têm mais carne (são mais robustas) e também põem muitos ovos. Daí que sejam adequadas para uma produção de objetivo duplo. Estas galinhas põem ovos castanhos e, geralmente, também têm penas castanhas podendo os tons variar consoante a raça. Estão neste caso as galinhas de penas castanhas Rhode Island Vermelha e as New Hampshire de cor castanho-claro.

Leghorn Branca

Rhode Island Vermelha

New Hampshire

Criação de galinhas em pequena escala

Estas são criadas tanto para produção de carne como dos ovos, podendo, portanto, ser categorizadas como raças de objetivo duplo. As raças de objetivo duplo, são mais pesadas e muito apropriadas para uma criação de galinhas de pequena escala nas regiões tropicais. Normalmente são mais robustas do que as raças claras.

As raças de galinhas pesadas e médias são criadas para a produção de carne. Os galos de raças com peso médio também podem ser criados para o abate. As raças como Cornish Branca e Plymouth Rock Branca são raças que produzem muita carne e por isso mais adequada como raças puras de produção de carne.

Estas aves mais pesadas têm mais músculo. Crescem mais depressa e podem atingir um elevado peso de abate. Para tal é necessário ração de alta qualidade e pode ser difícil manter um bom aprovisionamento de rações de alta qualidade. É por isso que a criação de galinhas para o consumo de carne requer um trabalho especializado.

As raças híbridas ou cruzadas são o resultado da combinação de diferentes linhagens ou estirpes de galinhas, criadas para este fim, por exemplo, uma raça local. As raças híbridas são mais produtivas. Nos países do Sul, é vulgar o cruzamento entre raças puras, como seja, por exemplo, as galinhas Leghorn Branca com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com