TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Esterificação

Artigos Científicos: Reação De Esterificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

Destilação Simples

Introdução:

É um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outros líquidos que possuem uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.

Quanto as misturas:

As misturas de líquidos se dividem segundo sua solubilidade em: • Líquidos imiscíveis: não se misturam de maneira nenhuma e apresentam duas fases quando em contato. • Parcialmente miscíveis: apresentam uma solubilidade mútua limitada. • Completamente miscíveis: formam uma mistura homogênea em qualquer proporção. Entretanto, apenas os líquidos completamente miscíveis podem ser separados por meio da destilação.

Balão de Destilação

A solução a ser destilada é aquecida no balão de destilação.

Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega a ebulição,

e o vapor é forçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são

adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido a alta

porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as

microbolhas que se formam na solução, controlando-as, evitando

um excesso de turbulência a ebulição.

A evaporação

Representação de um líquido A em três condições diferentes; em (a) o líquido está a temperatura ambiente; em (b) o líquido está em ebulição e em (c) o ar de dentro do recipiente foi retirado (pressão reduzida). Perceba que em (a) algumas moléculas do líquido estão no estado de vapor, porém estas não conseguem ultrapassar a barreira do ar atmosférico, ou seja, vencer a pressão atmosférica. Quando aquecemos o líquido A, a pressão de sua fase de vapor se iguala à pressão atmosférica, e este entra em ebulição (b). O efeito é o mesmo se retirarmos parte das moléculas de ar do recipiente: o líquido entra, também, em ebulição (c), porém com uma menor pressão de vapor, e menor temperatura.

Condensador

O condensador é um tubo de vidro cercado por um fluxo contínuo de água termostatizada. O vapor, vindo do balão, entra em contato com as paredes frias do condensador e condensa. O líquido é, então, recolhido no recipiente. Este líquido é chamado DESTILADO, e o líquido remanescente no balão é chamado RESÍDUO de destilação.

Procedimento experimental

Materiais:

Amostra: Solução aquosa de Cloreto de Sódio (NaCl). (Pode ser utilizada outra amostra também adequada a esse processo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com