TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Desligamento

Trabalho Escolar: Recrutamento E Desligamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

O departamento pessoal na organização

Tal questionamento leva-nos a visualizar que o departamento de pessoal é o órgão que realiza a política da organização. Este é o setor que envolve todas as informações e registros relativos a cada colaborador, ou seja, desde sua admissão até o desligamento. O departamento de pessoal, o chamado de DP, é parte integrante de praticamente de todas as organizações exceto as de porte muito pequeno que é normalmente inexistente o DP, pois as atividades são realizadas pelo “Contador” da organização. Todavia, o DP é imprescindível para o bom funcionamento das funções administrativas da empresa, onde envolve a ligação entre o empregador e os colaboradores.

Porém o departamento de pessoal é a unidade de execução vinculada ao departamento de recursos humanos incumbida da administração do cadastro e da folha de pagamento do pessoal.

Entretanto, o objetivo do departamento de pessoal é elaborar e executar planos, diretrizes e política destinados a prover a empresa de pessoas competentes, habilitado, satisfeito e estável. O departamento de pessoal é, predominantemente, um órgão de staff, que dentro de suas atribuições, presta permanente assistência a todos os setores da empresa, contribuindo, desta forma, para a sua eficiência e seu desenvolvimento.

As atribuições básicas do departamento de pessoal estão relacionadas a executar e fazer cumprir as leis e regulamentos que se aplicam ao pessoal, promover a implantação de um sistema de avaliação do mérito, prestar a necessária assistência aos funcionários e estabelecer e promover a execução de programas regulares de treinamento para o pessoal e entre outras atribuições.

Dessa forma, para uma grande empresa dar o necessário cumprimento as suas múltiplas atribuições, a mesma deverá se especializar nos cincos setores que a compõe: Seleção e Recrutamento, Movimentação e Registro, Treinamento, Cargos e Salários e por fim Benefícios.

Essas atribuições são dirigidas por um chefe especialista, com atribuições e responsabilidade definidas. No entanto, a somatória dessas atribuições e responsabilidades delegadas aos titulares dos setores é responsabilidade geral da chefia do departamento de pessoal.

Embora amplamente comentado, isto é o elo entre a diretoria e os funcionários. Nesse sentido o departamento de pessoal, o departamento de pessoal, exerce um papel muito importante na organização tem como função de demostrar para o próprio funcionário com transparência que a organização na qual trabalha é um lugar bom para se trabalhar, e assim apontar para a organização quando o funcionário se destaca e ou quando o mesmo precisa ser capacitado e também auxiliado em algum aspecto organizacional.

Muito embora se saiba que hoje o departamento de pessoal está dando lugar aos Recursos Humanos que tem como valorização das pessoas e zelar pela integridade da imagem da organização. Os recursos humanos têm um foco muito forte com o DP, como também recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas e sindicais e muitos outros fatores importantes que ajudam na satisfação do ser humano, agregando valores para todos da organização. Pois o DRH (Departamento de Recursos Humanos) tem a função de cuidar das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com