TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

Restaurante Fellini

O Restaurante Fellini, fundado na cidade do Rio de Janeiro em maio de 1993, é um sobrado de esquina situado numa rua tranquila do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Trata-se de bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado, em que os donos participam diariamente das operações. Formam uma base bem eclética de clientes principalmente pelo sistema de cobrança, que pela sua excelente relação custo-benefício atrai moradores, trabalhadores de empresas próximas e turistas. Destaque para o grande número de pessoas da terceira idade que busca o restaurante. E atrai tanta gente que são comuns filas na porta.

O que é que torna o Fellini especial a ponto de lotar os seus 150 lugares no almoço e no jantar, chegando a atender 800 pessoas por dia? “O segredo é nunca cair na mesmice”, resume o proprietário, Nelson Laskowsky. “Estamos o tempo todo experimentando novos pratos. Nosso bufê tem desde uma simples salada até iguarias finas, como lagosta, caviar ou escargot, não encontradas em cardápios a quilo. Investindo na gastronomia e na qualidade do serviço, conseguimos agradar e conquistamos uma clientela fiel”, complementa.

Missão, Valores e visão

O restaurante tem definidas suas diretrizes, transcritas a seguir:

MISSÃO: Satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado, uma equipe permanentemente treinada, com uma comida saborosa e saudável oferecida a preço justo num ambiente limpo e familiar.

VALORES: Acreditamos na conduta empresarial baseada em padrões éticos de integridade e transparência.

VISÃO: Acreditamos no atendimento diferenciado e personalizado consolidando-se como uma empresa de qualidade, que tem como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores, oferecer um preço justo aos clientes e manter a empresa profícua. Provando ser possível ter uma operação em que todos possam se sentir vencedores.

FILOSOFIA DA EMPRESA: Por ter conquistado com muito trabalho no decorrer desses 17 anos de existência uma sólida imagem de ser um dos melhores restaurantes a quilo do Rio de Janeiro, essa liderança nos inspira e trás como mote procurar fazer melhor ainda do que foi feito no dia anterior.

Modelo de Gestão de Pessoas

A equipe de gestão acredita no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivos reter os clientes e permitir que os funcionários participem ativamente da gestão. Pelo fato de a empresa não estar voltada para o crescimento através da abertura de novas filiais, o restaurante aproveita os funcionários como uma ferramenta de gestão de pessoas para manter a excelência em atendimento e qualidade dos serviços. Sempre enfrentaram os desafios ao longo dos anos para serem reconhecidos como o número 1 em gastronomia do Rio de Janeiro, seja no passado recente, no presente ou no futuro. “Nossas políticas de RH são comunicadas à equipe através de reuniões semanais”, afirma Nelson.

Recrutamento e Seleção

Quando é percebida a necessidade de um novo colaborador para o quadro, mais uma vez os funcionários são ouvidos: “Normalmente o recrutamento é feito primeiro com uma comunicação verbal a todos da equipe sobre a necessidade da empresa. Vemos sempre se alguém tem um parente ou alguma pessoa para indicar. Quando não há alguém por esse meio, vamos ao tradicional anúncio em jornais, e hoje em dia, em sites de anúncios de emprego sempre colocando nossos diferenciais, que são os nossos benefícios”, destaca Nelson. Mais adiante, conclui: “O restaurante incentiva o primeiro emprego através da indicação de seus próprios colaboradores, que devido ao excelente ambiente proporcionado pela empresa, trazem seus irmãos, primos ou sobrinhos que ainda não trabalharam. “Sugerimos a estes candidatos, que busquem começar sua vida profissional em funções mais simples, para adquirir certa experiência profissional, e ter a chance de mostrar seu valor e seu potencial para, em seguida, aspirar a cargos de maior desafio. Após a indicação, o candidato submete-se a uma ficha de solicitação de emprego, em que é avaliado se o candidato possui uma segunda aptidão, quais os seus critérios sobre o que seja uma boa empresa, como se constrói um bom ambiente de trabalho, quais fatores o levarão ao sucesso, se o candidato já conhecia a empresa e, finalmente, qual sonho o candidato propõe-se a realizar.

As entrevistas são realizadas em duas etapas, a primeira pelo preenchimento da solicitação e avaliação da gerência. A partir daí procuram-se levantar as informações fornecidas pelo candidato através de ligações telefônicas para trabalhos anteriores. Após essa etapa é feita uma entrevista pelos proprietários da casa, uma vez aprovado no exame médico, o candidato recebe em seu primeiro dia um código de conduta para que conheça as regras de boa convivência com todos.

Programa de integração (ambientação) de novos empregados

Após receber o código de conduta, o novo colaborador é levado pela gerência a conhecer as instalações e ser apresentado a toda a equipe. Segundo Nelson, o procedimento ocorre da seguinte forma: “Designamos um colaborador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com