TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materias E Patrimoniais/ Matéria Prima

Trabalho Escolar: Recursos Materias E Patrimoniais/ Matéria Prima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria prima

Matéria-prima é um produto natural ou semimanufaturado que deve ser submetido a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado. As matérias-primas tanto podem ser de origem animal, como vegetal, mineral ou outro tipo de origem.

Os recursos naturais só são considerados matérias primas depois de já terem sofrido uma modificação mediante um trabalho anterior. Os filões de minério, a argila, a terra virgem, a floresta, os animais ou plantas a domesticar, são objetos de trabalho dados pela Natureza que só adquirem a categoria de matérias-primas após serem submetidos a alterações ou deslocações desencadeadas pelo trabalho.

Semimanufaturado: Adjetivo e substantivo masculino diz-se de ou produto feito de material bruto e que deve passar por novas fases de processamento, até tornar-se uma mercadoria em sua forma final. São produtos em parte industrializados, ou seja, que precisam passar por outras fases de processamento até chegar a sua forma final. Temos como exemplo uma roupa de algodão que a matéria prima é o tecido, mas para obtermos o tecido é necessário tecer o fio que por sua vez já passou pelo seu processo de transformação.

O trabalho de desenvolvimento de um tecido a partir de uma fibra natural (aqui veremos o processo a partir do algodão) é certamente complexo, mas também é fácil de acompanhar, como veremos na sequência logo abaixo, que mostra o processo numa indústria de tecidos de algodão situada na cidade de Brusque em santa Catarina.

Produto natural

01 – depósito de algodão: armazenam fardos de até190 Kg;

02 – sala de abertura e sucção: os fardos são abertos e misturados;

03 – cardas: as cardas recebem o algodão misturado e em blocos, pentes de metal direcionam as fibras do algodão criando um “véu”.

04 – passador: O algodão é misturado de novo. O passador diminui o diâmetro do fio, mas o mantém em forma de fita;

05 – open end: o algodão chega do passador pronto para virar fio;

06 – tingimento: auto-laves, são enormes panelas que tingem até 440 kg por vez.

Produto final ou semimanufaturado

Uma matéria-prima pode ser de consumo imediato ou entrar num processo produtivo tornando-se matéria prima dum novo produto. Neste caso terá de percorrer todo um processo em que é figura sempre modificada e funcionando de novo como matéria prima até ao processo de trabalho final. Pode integrar-se durante o processo de criação dum novo produto e perder a sua figura anterior.

07 – urdideira: o fio chega aos urdumes que são colocados numa gaiola, que por sua vez abastece a urdideira seccional com os fios que serão transformados em faixas que virarão o tecido, as faixas são feitas uma a uma, até que completem 4800 fios;

08 – Engomagem: a goma recobre o fio para que ele ganhe resistência;

09 – Teares: as faixas engomadas são inseridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com