TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes E Computador

Monografias: Redes E Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

1. Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem até uma de destino pela Internet. Quais são as camadas da pilha de protocolos implementadas? Quais as principais responsabilidades de uma delas? Qual a principal vantagem de dividir esta tecnologia em camadas, em vez de utilizar um protocolo único?

Camada de Aplicação: é o onde residem as aplicações de redes e seus protocolos, ela inclui muitos protocolos como HTTP, SMTP, FTP, entre outros.

Camada de transporte: transporta mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente servidor de uma aplicação. Há dois protocolos de transporte na internet: TCP e UDP e qualquer um deles pode levar mensagens a camada de aplicação.

Camada de Rede: é responsável pela movimentação de uma máquina para outra, de pacotes de camadas de redes conhecidas como datagramas.

A camada superior é a de aplicação. Ela contém protocolos padrões da Internet, empregados pelas aplicações tanto para interagir com os serviços disponibilizados na Internet (como cliente) como para serví-los (como servidor).

Tem-se depois a camada de transporte, que presta serviço à de aplicação, abstraindo fatores associados à transmissão de dados.

Ela contém prioritariamente dois protocolos, o TCP e o UDP. Assim como estes, os protocolos desta camada diferem nas garantias que são dadas à camada superior quanto a transmissão de dados.

Dentre elas tem-se a entrega garantida, entrega em ordem, consistência dos dados.

Além destas garantias, a camada de transporte é responsável por permitir que várias aplicações possam usar simultaneamente a rede, como se a estivessem usando exclusivamente.

A próxima camada é a de rede, que é responsável por abstrair, para a camada de transporte todos os passos intermediários que um pacote deve percorrer antes de chegar ao destino.

Enquanto as camadas acima lidam com transmissões fim-a-fim entre hosts, esta camada é responsável por realizar os cálculos de rotas e realizar a comutação de pacotes tanto nos hosts como nos nós intermediários.

Na Internet este é o papel do protocolo IP, que associa um endereço único a cada host na Internet e permite que os pacotes sejam enviados pelos links corretos, sendo comutados para o próximo link na rota calculada a cada passo, chegando ao destino final.

Nota-se que nesta camada não tem-se a preocupação semântica sobre os dados: não sabe-se de que aplicação eles vêm e não se preocupam-se com possíveis perdas, duplicatas, desordenações etc.

Abaixo dela tem-se a camada de enlace. Ela é responsável por realizar a transmissão de dados entre cada par de nós da rede, tendo protocolos específicos para uso do meio, detecção e possível correção de erros. Desta forma, ao contrário das outras, os protocolos desta camada são específicos para a(s) tecnologia(s) de rede empregadas por cada equipamento da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com