TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores

Por:   •  6/5/2016  •  Resenha  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 

Curso de Técnico em Informática para internet

Camila Motozo Botelho

ATIVIDADE INDIVIDUAL

COMÉRCIO ELETRÔNICO E MARTING

Tarefa I

Salinas 2014

Proposta de atividade - Valor: 10 pontos

Atividade Unidade I

1) Diferencie negócio eletrônico de comércio eletrônico

 O Comércio Eletrônico (ou E-Commerce) é a atividade que abrange a compra, venda e troca de produtos, serviços e informações, entre empresas/organizações, consumidores e governo, por intermédio de redes de computadores, públicas (Internet) e privadas (VPN), essencialmente executados por usuários. Negócio Eletrônico (ou E-Business) é a extensão do Comércio Eletrônico. Engloba também o relacionamento e atividades de colaboração com clientes, com fornecedores e transações eletrônicas gerais dentro das organizações, essencialmente executados por sistemas computacionais.

2) Como e quando surgiu a internet?

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950. A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.

3) Conceitue e dê exemplos do B2B, B2C e C2C.

Business to Business - B2B é o nome dado ao comércio associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais. O B2B pode também ser definido como troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios. Por exemplo, uma empresa que venda materiais de escritório para outra empresa. Isso é B2B.

B2C, também business-to-customer, é o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, através da Internet (Note-se: consumidor e não ainda necessariamente cliente, pois o consumidor pode estar ainda apenas a conhecer os produtos e serviços). Sob o ponto de vista do consumidor: define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade. o maior exemplo de negócios voltados ao consumidor são as lojas virtuais de varejo. Americanas.com, Submarino.com, Saraiva.com, AnnePerfumes.com

C2C (do inglês Consumer to Consumer) é uma referência ao comércio eletrônico que se desenvolve entre usuários particulares da Internet. Aqui o comércio de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final. Esse tipo de transação entre consumidores está associado à transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre. Os leilões online funcionam da seguinte forma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor mínimo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto.  As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com