TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de Computadores Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                          [pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO EAD

Redes de Computadores

NOME: Rayanne da Costa Romualdo

CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Matrícula: 202117307      

Após uma pesquisa sobre as necessidades da empresa, elaborei a proposta a seguir:

No modelo de arquitetura, a topologia usada será híbrida estrela/anel, pois ela une as vantagens de todas as topologias presentes na estrutura, além do mais é uma rede mais confiável, com uma melhor detecção de falhas e uma melhor resolução de problemas, caso a rede apresente falha, pode-se isolar só a parte que apresentar a falha, sem que afete o restante da rede. O projeto pode ser feito de acordo com as exigências e necessidades do cliente e caso seja preciso é mais fácil aumentar o tamanho da rede, sem alterar a arquitetura de rede já existente. Utilizares conexão multiponto, onde a capacidade de transmissão do meio (largura de banda) é dividida entre os componentes conectados.

[pic 3]

O protocolo a ser usado será o TCP/IP, que além de enviar os pacotes, o protocolo verifica se ele chegou ao destinatário e na sequência exata e se destaca pelo seu controle de fluxo e condições de transmissão, controle da conexão entre dois pontos e verificação de erros. A capacidade de controle de transmissão também torna o protocolo fundamental para a grande rede. Afinal, o TCP/IP verifica as condições de tráfego e direciona os pacotes para diferentes rotas se for necessário. Desse modo, o aspecto seguro e rápido da comunicação na web é estabelecido.

A tecnologia de redes será WAN, ela proporciona uma comunicação em distâncias longas, nessa ocasião tendo como função conectar diferentes redes LANs, e o servidor da matriz consegue gerir e partilhar informação entre todas as filiais podendo as mesmas obter backups, suporte e outros dados úteis da matriz.

[pic 4]

  A transmissão de dados será através de fibra óptica que tem capacidade para transportar grandes quantidades de informação sem perder a qualidade nem gerar instabilidade e com mais segurança. Os dados são transmitidos por sinais luminosos à altíssimas velocidades e baixo índice de erros de transmissão e no sistema Full Duplex, onde o fluxo de dados transita nos dois sentidos.

Para a segurança será utilizados firewalls de hardware na matriz e em cada filial. É um componente capaz de restringir e controlar o fluxo do tráfego de dados entre redes, ele funciona como um “filtro” que verifica constantemente o fluxo de dados da organização, analisando sua procedência, ele tem controle de acesso e no monitoramento de comunicação de computadores com a internet.

o firewall previne ataques de vírus e outras ameaças cibernéticas, controla acessos a blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, além de gerenciar acessos de dispositivos móveis.

Os firewalls de hardware são aplicativos físicos que se parecem com roteadores, são mais indicados para a proteção dos sistemas de uma empresa já que eles protegem redes inteiras, e não dispositivos individualmente.

[pic 5]

Já a comunicação entre a matriz e as filiais será através do tunelamento em VPN (Virtual Private Network). As VPNs são túneis de criptografia entre pontos autorizados, criados através da Internet ou outras redes públicas e/ou privadas para transferência de informações, de modo seguro, entre redes corporativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com