TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes e Computadores

Por:   •  6/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução 

 Primeiramente o que é um protocolo?  Um protocolo é uma linguagem usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores se comuniquem, é necessário usar o mesmo protocolo, a mesma linguagem.

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é o pilar das comunicações na internet. Foi desenvolvido de forma a permitir a partilha de recursos de uma rede. É um protocolo estruturado por quatro camadas: Aplicação, Transporte, Rede e Interface com a Rede.

É uma pilha de protocolos, onde cada protocolo individual usado na pilha de protocolos TCP/IP trabalha em uma camada diferente. Por exemplo, o TCP é um protocolo que trabalha na camada de Transporte, enquanto o IP na camada de Rede. É possível ter mais de um protocolo em cada camada, eles não entrarão em conflito porque cada protocolo desempenha de uma maneira diferente.

Revisão no modelo OSI

Os programas se comunicam com a camada de Aplicação, onde nessa camada de aplicação encontrará os protocolos SMTP (email), FTP (transferência de arquivos) e HTTP (web).

Após processar a requisição do programa, o protocolo da camada de Aplicação se comunicará com outro protocolo da camada de Transporte, normalmente o TCP. A camada de Transporte é responsável por colocar os pacotes recebidos em ordem e também verificar se o conteúdo está intacto

Na camada Rede temos o IP, onde pega os pacotes recebidos na camada de Transporte e adiciona o endereço do computador que está enviando os dados e o que receberá os dados (endereços virtuais). Em seguida os pacotes são enviados imediatamente para a camada Interface com a Rede.

A camada Interface com a Rede receberá os pacotes e os enviará para a rede (ou receberá os dados da rede, caso o computador esteja recebendo dados). O que está dentro desta camada dependerá do tipo de rede que estiver usando, normalmente utilizam a rede Ethernet. Os pacotes transmitidos pela rede são chamados quadros.

Comparativo do OSI com TCP/IP

[pic 1]

A ideia do TCP/IP é a mesma para o modelo OSI: na transmissão de dados, os programas se comunicam com a camada de Aplicação, que se comunica com a de Transporte, que se comunica com a de Rede, que se comunica com a camada de Interface com a Rede, que então envia quadros para serem transmitidos pelo meio (cabo, ar etc). Já quando recebe dados, o processo é inverso.

Protocolos

HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) – protocolo utilizado para controlar a comunicação entre o servidor de Internet e o browser. É responsável por redirecionar serviços quando selecionamos algumas opções da página web.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – este protocolo serve para efetuar transferência de emails entre os servidores. O servidor de email utiliza o POP ou IMAP para enviar mensagens de email aos utilizadores.

FTP (File Transfer Protocol) – permite a transferência de dados ou ficheiros entre computadores, mesmo com sistemas operacionais diferentes. É um comando que permite ligação de forma a transferir dados via Internet ou Intranet.

TCP (Transfer Control Protocol) – permite dar segurança à transferência de informações verificando se a mesma foi recebida pelo computador receptor. Caso não receba a informação, a mesma circula pela rede em forma de fragmentos designados por datagramas e que contém um cabeçalho. Esse cabeçalho, contém informação da porta de origem e porta de destino da informação (ACK).

UDP (User Datagram Protocol) – é um protocolo de transporte não tão seguro como o TCP, o UDP não estabelece uma sessão de ligação em que os pacotes contêm um cabeçalho, simplesmente faz a ligação e envia os dados, tornando mais rápido, mas menos eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com