TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamentos Organizacionais E Conflitos Nas Tomadas De Decisões

Exames: Relacionamentos Organizacionais E Conflitos Nas Tomadas De Decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 6

Relacionamentos organizacionais e conflitos nas tomadas de decisões

Disciplina: Legislação e ética profissional das ciências gerenciais

Introdução

A tomada de decisões nas organizações se torna cada vez mais difícil, pois temos sempre que decidir se vamos nos beneficiar e beneficiar também a organização onde nós trabalhamos pelas nossas decisões ou então escolher por agir da maneira mais ética possível.

Um dilema ético

Megan Chambers após ter passado pelo setor de compras e depois de ser vendedora por anos na empresa Xenon Manufacturing, sendo então promovida à gerente de uma divisão da empresa.

Porém ao se tornar gerente desta divisão e visando chegar aos altos escalões encontra um dilema ético ao ser pressionada com o boletim de merecimento trimestral de Kevin, um de seus funcionários.

Ela estava recebendo inúmeras reclamações sobre Kevin, inclusive que ele andava alcoolizado, porém o maior dilema de Megan era dar uma nota negativa à Kevin, pois dando esta nota negativa poderia também afeta-lá e não conseguir subir aos altos escalões.

Além se prejudicar ela mesma e também a empresa Megan estava também prejudicando uma amiga que estava em busca de um cargo e que poderia ser uma boa funcionária.

Após enfrentar estas preocupações Megan ainda se depara com as mudanças na seguradora da empresa excluindo algumas doenças cobertas pela apólice, inclusive a de alcoolismo.

Identifique as questões éticas que Megan enfrenta nesse momento

A conduta ética ou antiética não é aprendida só com a sociedade e a cultura, mas com os indivíduos com quem se convive em grupos de trabalho e na empresa em geral, dependendo do poder dos valores pessoais do indivíduo, de oportunidades e de contatos com os outros que se comportam de maneira ética ou antiética.

Os funcionários muitas vezes são influenciados na tomada de decisões com terceiros significados, que incluem seus superiores, colegas de trabalho e subordinados, além dos membros da família e amigos.

Relações interpessoais nas organizações

As organizações buscam sempre conseguir com que as pessoas trabalhem unidas para alcançar um ou mais objetivos dentro da empresa.

Porém os relacionamentos entre essas pessoas e os grupos de pessoas constituem fatores importantes do funcionamento correto da empresa, tornando um grande desafio para os administradores fazer com que esses relacionamentos não afetem seus padrões éticos na empresa.

Responsabilidade da empresa como agente moral

A empresa também é responsável pela sua própria conduta ética e também pode ser considerada um agente moral.

Um dos grandes mal-entendidos nos estudos da ética das empresas é supor que uma cultura empresarial ética coerente surgirá a partir de relacionamentos individuais e interpessoais.

As empresas responsáveis pela maior parte da atividade econômica no mundo compõem-se de milhares de indivíduos culturalmente diversificados, que jamais chegaram ao consenso sobre questões éticas, onde sem liderança algumas questões éticas podem se tornar muito complexas e arriscadas.

Variações na conduta do funcionário

As variações na conduta dos funcionários pode ser analisada através de pesquisas sobre as diferenças em valores e filosofias que influenciam a maneira como os indivíduos tomam decisões éticas.

O resultado de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que 10% de seus 4.000 funcionários já praticaram atos dos quais se envergonhavam.

Já o estudo realizado pela Society For Human Resource Management constatou que 90% dos entrevistados sentiam-se mais à vontade quando diziam a verdade.

Enquanto o risco de ser flagrado for menor a probabilidade dos 10% de funcionários terem uma conduta antiética aumenta.

Variação na conduta de funcionários

Cerca de 40% dos funcionários se preocupam com assuntos como expectativas, relacionamentos interpessoais e conformidade, ou seja, estão mais preocupados com as implicações sociais de seus atos e querem se adaptar à empresa.

Já outros 40% dos funcionários se esforçam para cumprir as políticas e regras da companhia e não se manifestariam contra os outros 40% que seguem a tendência contrária.

Enquanto cerca de apenas 10% dos funcionários tentam manter os padrões éticos formais que dão destaque a direitos, deveres e regras da empresa.

O importante nessa variação de conduta ética é reconhecer que os empregados usam diferentes enfoques para tomar decisões, tornando necessário treinamentos éticos para que a empresa funcione de modo correto e evitando se tornar vítima de fraudes, roubos e outros tipos de condutas antiéticas.

Relacionamentos entre papéis

As organizações também possuem pessoas que desempenham papéis. Esses papéis constituem uma posição e prescrevem o comportamento que os outros esperam em função do cargo ocupado.

Devido à autoridade que lhe é inerente, a alta administração exercerá sobre o indivíduo mais influência do que seus colegas.

Terceiros significativos constituem o fator mais influente nas tomas de decisões éticas nas organizações

Valores pessoais

Oportunidades

Terceiros significativos:

Gerentes e colegas =

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com