TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Cientifico

Dissertações: Relatorio Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA /TECNOLÓGICA

Os professores e alunos participantes do Programa de Iniciação Científica / Tecnológica / Iniciação Científica Junior deverão apresentar relatório final referente às suas atividades, em até 30 dias após o último mês de atividade do projeto. A apresentação de relatório é obrigatória. Os relatórios deverão ser entregues em uma via impressa e outra em CD.

Título: Deve identificar o trabalho realizado de forma concisa e objetiva. Sugere-se evitar títulos muito longos.

Resumo: Descrever em no máximo 250 palavras, de forma objetiva, o trabalho realizado, contendo as principais informações como: Motivo de realização do trabalho, metodologia utilizada, principal resultado e principal conclusão.

1. Introdução: Corresponde à descrição do estado da arte em relação ao assunto pesquisado fundamentado em revisão bibliográfica consistente e atualizada.

2. Metodologia: Descrição dos métodos, etapas/processos, equipamentos e demais recursos utilizados no desenvolvimento do trabalho.

3. Resultados: Apresentação dos resultados obtidos pelos meios experimentais e pesquisa, por exemplo, sob a forma de gráficos, quadros e tabelas.

4. Discussão: Abordagem dos resultados obtidos em relação ao estado da arte do assunto destacando os detalhes e comparações mais relevantes. Se for o caso, citar as dificuldades encontradas no desenvolvimento da investigação.

5. Conclusão: Descrever a principal ou principais conclusões obtidas com base na discussão elaborada no item de discussão.

5.1 Perspectivas de continuidade e possibilidades de desdobramento do trabalho: Caso o projeto não tenha sido concluído, devem ser apresentadas as próximas etapas a serem desenvolvidas e descritas as perspectiva de continuidade ou desdobramento do trabalho. A partir da discussão dos resultados, concluir se os objetivos propostos foram alcançados. Devem constar eventuais críticas e sugestões.

Referências Bibliográficas: Listagem com as fontes utilizadas para a elaboração do trabalho, apresentadas em ordem alfabética conforme norma ABNT para citação de referências.

I. APÊNDICES

A) Agradecimentos: Devem constar no final do relatório os agradecimentos aos respectivos órgãos ou instituições que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho. Por exemplo: “Os autores agradecem à UNA / à FAPEMIG pelo apoio no desenvolvimento desta pesquisa.”

B) Produção Técnico-Científica:

Informar participações do pesquisador/bolsista (s) em seminários, cursos, encontros científicos, palestras, congressos etc., desenvolvidas durante a vigência do projeto. Listar os trabalhos encaminhados para publicação (anexar cópias dos trabalhos enviados). Listar os trabalhos encaminhados para publicação (anexar cópias dos trabalhos enviados). Listar outros produtos acadêmicos decorrentes (anexar cópias). Obs. Nos resumos/publicações e demais produtos acadêmicos deverá constar que o trabalho foi executado com o auxílio do Programa de Iniciação Científica / Tecnológica da Una, Programa de Iniciação Científica.

C) Relatório global de atividades desenvolvidas – aluno (s) bolsista (s)

M o d e l o a o f i n a l d e s t e d o c u m e n t o

II. FORMATAÇÃO

A formatação deverá seguir as seguintes recomendações:

O texto deverá ser elaborado de modo impessoal (3ª pessoa) evitando-se as expressões do tipo: “penso que”; “concluo que”; “na minha opinião” e similares.

Devem ser observados os seguintes itens:

• Formatação das páginas:

margem superior: 3,0 cm

margem inferior: 2,0 cm

margem esquerda: 3,0 cm

margem direita: 2,0 cm

cabeçalho : 1,5 cm

rodapé: 1,5 cm

• Tamanho do papel formato A4 (210mm x 297 mm).

• O texto principal deve ser digitado em espaço 1,5, com exceção do Resumo que deverá ser digitado em espaço simples.

• Os títulos principais deverão ter alinhamento justificado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com