TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorios De Vivncia

Trabalho Universitário: Relatorios De Vivncia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 – Caminhar na Incerteza (de olhos fechados)

Antes mesmo de andar, chega o receio de esbarrar em alguém ou mesmo chutar uma cadeira, porém estava nítida na minha cabeça a imagem da sala aberta. Nos primeiros passos não esbarrei em ninguém, tive a sensação de atravessar a sala sem sentir um empurrão sequer, isto me concedeu uma confiança que me fez andar mais firme e desconsiderar a importância dos obstáculos do caminho, eu não percebi que havia cadeiras no meio da sala.

Acredito que esse exercício representa bem os primeiros passos ao encarar uma nova empreitada: a sala representa nossa área de conhecimento, em que ingenuamente acreditamos conhecer seus limites e definições, nos lançamos ao dever sem mensurar os riscos e obstáculos possíveis, até encontramos alguns, mas a euforia não nos permite enxergar esses problemas com a seriedade necessária, relegando sua importância para o desenvolvimento pessoal.

Atividade 2 – Caminhar Confiando (conduzir e ser conduzido)

Neste exercício eu senti um exercício de confiança. É necessário ter em mente que em certos momentos devemos liderar e em outros ser liderados, aceitando integralmente o ônus e bônus decorrentes de ambas as atribuições, por que uma depende da outra para que exista a colaboração.

Enquanto guia, tentei adequar as minhas indicações à Leila, respeitando o modo que ela se locomove. Acredito que um líder deve reconhecer as diferenças entre os indivíduos e respeitar essas peculiaridades ao transmitir a sua mensagem. Em contraparte, ela não reclamou quando nós dois estávamos de olhos fechados e batemos-nos em outros pares, ela demonstrava confiança nas minhas coordenadas, talvez por saber o quanto difícil é esta tarefa.

Atividade 3 – Eutonia de Dedo (dedo no dedo, olho no olho)

Acredito que esta atividade seja uma experimentação do conceito de resiliência, pois o próprio conceito tem múltiplas aplicações. Muito mais do que se moldar a situação, é moldar-se as pessoas e fazê-las interagir da melhor forma possível, que possa ser mais produtivo para o grupo, como diria Bruce Lee: “Seja como a água: Molde-se ao seu recipiente e contorne seus obstáculos”.

No contato entre os dedos, involuntáriamente inicia-se uma disputa de força, que também fica expressa no olhar das pessoas: alguns possuem olhar incisivo e fica clara a intenção de “dominar”, outros inocentemente acreditam que estão contribuindo com a excessiva força, outros não aplicam o mínimo necessário para manter o contato e alguns seguem com sintonia. Fica clara a multiplicidade de caráter e julgamentos através de um exercício simples como manter os dedos unidos.

Como dito antes, é muito importante reconhecer essas diferenças de ação para uma mesma tarefa, essas pessoas demonstraram ter diferentes intensidades para uma mesma tarefa. Gerenciar estas diferenças é tarefa de um líder.

Outro aspecto observado é da necessidade de delegar tarefas e definir estruturas de trabalho. Se todos executarem uma mesma tarefa ao mesmo tempo, os movimentos e adequações de curso ficam bastante restritos, e grandes são as chances de dar algo errado.

Atividade 4 – Rede (cada um escolheu 2 pessoas)

Acho que de todos os exercícios, esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com