TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Exames: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

2. Desenvolvimento

2.1 A EM Jose Martins da Silva situa-se na Rua 7 JP, nº 1055 no bairro Jd. Das Palmeiras na cidade de Rio Claro – São Paulo, CEP 13504-713 e é mantida pela Prefeitura Municipal da cidade.

A instituição oferece a Educação Infantil, onde realizei meu estágio. Meu estágio foi dividido em observação da escola e também do trabalho de docente da professora em sala de aula. Também entrevistei a coordenadora pedagógica. Foi realizado 20 horas de docência na sala de aula.

Durante o estágio trabalhei com histórias, movimento do corpo e também com a imaginação das crianças, aplicando assim uma atividade para cada tema. Na primeira aula li a história O trenzinho do Nicolau de Ruth Rocha e as crianças adoraram principalmente porque puderam interagir entre si.

Ao aplicar a atividade do Projeto Formigas, cada aluno sentia necessidade de compartilhar algo sobre as mesmas, principalmente quando conseguiam identificar as letras do seu nome e observei também a empolgação quando cada um conseguia fazer essa identificação. Na aplicação da atividade A Margarida Friorenta os alunos se encantaram com a história e tiveram participação bem ativa durante a confecção da margarida.

2.2 OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

Realizei a observação em sala de aula de Educação Infantil no período da manhã. A sala de aula contava sempre com presença de 18 a 20 alunos.

A chegada dos alunos contava sempre com a espera da professora na porta da sala de aula onde a professora recebia seus alunos sempre com muita atenção e sempre interagindo com os mesmos que já chegavam contando várias situações que lhe haviam acontecido até aquele momento.

A rotina da sala de aula geralmente tinha inicio com a chamada, a escolha dos ajudantes da classe, expunha-se também qual era o cardápio da merenda do dia. A escolha dos ajudantes geralmente respeitava a ordem alfabética da chamada e era um momento que os educandos estavam bem atentos.

Após a escolha dos ajudantes s atividades seguiam de acordo com o cronograma pedagógico da escola e a professora detalhava sua rotina no diário de bordo da semana.

Observei também como era feita a higiene dos alunos, atividade de grande importância na escola, a professora acompanhava seus alunos durante a ida ao banheiro, lavagem das mãos e também durante a higiene bucal.

A merenda também foi um momento que foi observado, foi um momento a parte de todo o estágio. As crianças se mostraram bastante independentes nesta hora, principalmente por optar ou não pelo alimento oferecido também há muita interação entre crianças e funcionários, principalmente as monitoras que acompanham este das crianças.

Durante as aulas também havia um momento onde as crianças podiam brincar e a professora tinha oportunidade de utilizar o tanque de areia ou o parque, locais onde as crianças podiam brincar livremente e interagir entre si.

Outro momento bastante aguardado era a aula de educação física, momento este onde as crianças participavam bastante sempre atentos as atividades oferecidas pela professora de Educação Física, professora que notei muito atenciosa e carinhosa com os alunos, sempre disposta a atender seus alunos.

Na sala de aula havia expostas várias atividades realizadas pelos alunos, o alfabeto completo e também os numerais de 1 a 10 que sempre despertam a atenção dos aluno.

O espaço da escola é bem planejado para suprir as necessidades de seus alunos, seus funcionários estão sempre a disposição de todos, principalmente ao atender as necessidade das crianças.

É uma escola que tem uma grande interação entre funcionários, coordenação, professores e direção sempre atentos ao papel mais importante da instituição: a aprendizagem e a preparação para a vida e a sociedade de cada educando presente na escola.

3. ENTREVISTA COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA

Professora coordenadora: Mariane Cristina Paschoal

1) Coordenar, acompanhar, avaliar o processo de elaboração e execução do planejamento escolar, do Projeto Político Pedagógico (PPP), principalmente articulando a participação de toda equipe escolar na elaboração e execução da Proposta Pedagógica da Unidade Educacional.

Elaborar estudos e desenvolve-los em Reuniões Pedagógicas, HTPC – Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo, e em HTPI – Horário de Trabalho Pedagógico Individual, bem como atender os docentes em suas necessidades dando sugestões de atividades e embasamento teórico.

Desenvolver semanalmente estudos com monitores de Ensino e para melhoramento da qualidade de atendimento do binômio cuidar/educar.

2) A organização do planejamento escolar se dá a partir do reconhecimento da realidade dos alunos com quem lidamos, realizando com eles um diagnóstico para a partir disso elaborarmos o Plano de Ensino de cada eixo do conhecimento. O planejamento é realizado pelos docentes sob a orientação do professor coordenador em dias específicos, porém flexível, revisto e modificado dependendo das necessidades da turma de alunos atendida.

As modalidades organizacionais dos conteúdos a serem desenvolvidos são: seqüências didáticas, projetos, atividades permanentes e atividades pontuais, as quais são utilizadas a fim de atingir os objetivos propostos no Plano de Ensino, o qual é elaborado semestralmente.

3) Formações docentes: Entendo que toda oportunidade de atendimento do docente pelo professor coordenador é momento de formação. Estas acontecem durante os HTPC’s e HTPI’s e Reuniões Pedagógica, bem como em formações oferecidas pela SME (Secretaria Municipal de Educação), às quais o professor deve aderir se desejar aperfeiçoamento. Anualmente, tem-se a necessidade de estudarmos a importância do registro, da avaliação, articulação da Proposta Pedagógica com a prática escolar, entre outros que os profissionais apresentem necessidade.

4) Relacionar teoria e prática: principalmente os docentes ingressantes apresentam dificuldades em relacionar teoria e prática, bem como ter esclarecida a si próprio a linha teórica que acredita e que embasará sua pratica educativa. Sabendo disso cabe ao professor coordenador e equipe gestora organizar situações para reflexão da teoria sobre a prática que vem sendo realizada em sala de aula, a fim de consolidar nos docentes confiança em sua atuação levando-o a aderir a uma atuação coerente com Pratica Pedagógica da Unidade Educacional onde é função do professor coordenador articular discussões e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com