TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório PIM I Unip - Unilever

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 11

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

ÁGUAS DE LINDOIA/2020

Nº.

NOME

RA

01

Tamiris Cristina de Souza

1897817

02

03

04

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de dez páginas.

INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar ll em formato de relatório, foi desenvolvido através da aplicação e análise dos conteúdos estudados neste bimestre, nas disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

O objetivo deste trabalho foi registrar aspectos importantes em relação à atuação da empresa multinacional Unilever LTDA, que atua no mercado desde 1929, é a terceira maior empresa de bens de consumo diversificado do mundo, e segundo a receita de 2012 uma das mais antigas. Impacta mais de dois bilhões de pessoas e está presente em 100% dos lares brasileiros ao ano e por segundo 200 de seus produtos são consumidos.

Em Economia e Mercado apresentamos a base teórica da disciplina e uma abordagem sobre a microeconomia, também dando ênfase no nível de demanda e oferta de mercado na empresa objeto de estudo; e sobre a macroeconomia, abordamos o nível de desenvolvimento econômico, condições de infraestrutura e aspectos como taxa de inflação e de cambio na região em que a empresa opera.

Na Matéria de Recursos Materiais e Patrimoniais abordamos os processos de gestão dos recursos da organização, dando ênfase na gestão dos estoques da empresa, trazendo uma base teórica.

Na disciplina Matemática Aplicada descrevemos a principal técnica matemática utilizada na empresa que definimos como objeto de estudo. Os dados secundários em fontes de acesso público foram de fundamental relevância como subsídio a este estudo, através de estudos acadêmicos, pesquisa em websites e material de imprensa.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

Entende que economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Quando ouvimos a palavra economia, é automático pensarmos na palavra economizar, que nos leva a entender a necessidade de “gastar menos”, o que significa que algo está escasso, e tal escassez faz com que tenhamos que tomar escolhas do que produzir ou consumir. Como afirma Wessels (2010, p.9):

Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Procura explicar o mistério de como indivíduos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda são capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilhões e bilhões de decisões são tomadas de forma independente e, no entanto, são reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada.

Quando falamos sobre mercado, estamos falando do local onde se dá a interação entre os agentes para a realização de transações, como as de compra e venda de produtos, entretanto, o local não se refere sempre a um espaço, lugar físico, pois muitos mercados situam de modo virtual. Existem várias estruturas de mercado, pois tais conhecimentos são vitais para tomar decisões.

Na Unilever em um de seus tópicos na visão da empresa ela foca em crescer seus negócios, tanto em vendas, como margem e eficiência de capital. Para realizar o que visam eles mantêm uma estratégia de longo prazo de categorias e marcas que fornecem crescimento para o benefício de todos os participantes. O modelo de negócios da empresa começa com ideias do consumidor que informam inovações de marca, frequentemente com parceiros em sua cadeia de distribuição, para criar produtos que levam para o mercado suportados pelo marketing e publicidade em uma variedade de canais de distribuição.

A Microeconomia é um estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando somente nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores. Também se encarrega de estudar os detalhes, os indivíduos e suas ações, as empresas e outras partes do processo produtivo. Desenvolve estudos a partir de construções teóricas importantes, como a teoria do consumidor que entende o comportamento e as escolhas das pessoas na economia; a teoria da empresa que é focada nas corporações e na relação entre capital e trabalho; e a teoria da produção que analisa minuciosamente a evolução do processo produtivo.

A Unilever se coloca no mercado utilizando a prática chamada “maquiagem de produto”, que consiste em reduzir o volume ou o tamanho dos produtos, na embalagem a empresa utiliza essa prática em linhas de dentífricos, sabonetes, xampu e condicionadores. Tais alterações são realizadas por meio do código de defesa do consumidor, e também relata a informação da redução na embalagem de forma clara, precisa e em língua portuguesa, além da quantidade atual, valores absolutos e percentuais que foram suprimidos.

Na Unilever Brasil em 2012 o faturamento foi de R$ 13,6 bilhões, no país tem nove fabricas em quatros estados (SP, MG, GO e PE), e por segundo 200 de seus produtos são consumidos. Lares são impactados com seus produtos ao mês em uma porcentagem de 86% e ao ano 100%, o quadro de funcionários é grande contendo 13.273 e cerca de 6 mil fornecedores. A empresa é líder no mercado em 10 das 13 categorias em que atua, e teve mais de 60 produtos novos lançados desde 2012. O Brasil tem um papel muito importante na produção da Unilever na América Latina, representando 50% de seu faturamento na região, tendo o maior número de fábricas, o maior número de trabalhadores e os menores salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (231.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com