TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  8/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                                ANEXO MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

[pic 2]


[pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

  1. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO        3
  2. INTRODUÇÃO        3
  3. DESENVOLVIMENTO        4
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7
  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL ESTÁGIO

Razão Social: Andreia B. Lourenço – ME

Endereço Completo: Rua Francisco Menezes, 346 – A, Centro, PRamo de atividade: Comércio – prestador de serviços

Histórico da Instituição:

Estrutura Organizacional:

  1. INTRODUÇÃO

A prática  de atividade física é um dos fundamentos principais para garantir melhor qualidade de vida, a saude e o bem-estar. Idosos com essas doenças cronicas como diabetes e hipertensão, a prática é ainda mais essencial, pelo motivo de ajudar no controle dos niveis glicemicos, pressão arterial, redução dos niveis de colesterol. E fora isso o exercicio fisico melhorar a coordenação motora, força muscular, equilibrio e tambem melhora a estetica .

Para (Souza, 2019), a atividade fisica é essencial em qualquer fase da vida, os exercicios ajudam a melhorar o bem-estar físico, diminuem as chances de doenças e ainda nos deixam mais dispostos e felizes.

O sedentarismo na terceira idade aumenta as situações de dores crônicas, doenças cardíacas e depressão. Por isso, o quanto antes a prática de atividades for iniciada, menor o índice de doenças físicas e mentais, a musculação para idosos faz muito bem e traz muito beneficios, como fortalece os ossos, controlar a glicose, diminui o risco de quedas, fortalece o coração, melhorar o sono, ajuda o combate na depressão, deixa mais em contato com a sociedade (socialização), melhora a qualidade do idoso de forma integral, entre outros inúmeros benefícios (SOUZA,2019, p.11).

Então, dentro da minha vivência de estágio curricular, eu tinho como objetivo passar para os idosos essas informacões dos beneficios, acompanhar o dia a dia de cada um, fazendo aquela anamenese, aprender uma preescrição de treino para pessoas com hipertensão, no decorrer já sabia os idosos que tinha P.A alta, então no começo do treino ja verificava e no final também. O estágio é uma experiência única, onde a gente vai ter acesso a prática e aprender muito como profissional e também como ser humano, esse público que escolhi foi muito bom de trabalhar e quero levar esse estudo mais adiante . Esse presente trabalho constitui-se em um relato de experiência como estagiário, realizado em uma academia de musculação, abordando a realidade vivenciada.

3. DESENVOLVIMENTO

O estágio foi realizado na academia Boa Forma, localizada em Pacajus-Ce, as atividades foram no periodo da tarde de 13 ás 17 horas , sendo esse o horário com maior quantidade de alunos, Andrea Lourenço foi minha professora que supervisinou meu estágio, muito atenciosa e sempre me passando dicas bastante importantes, ela sendo a dona e professora fica disponivel esse horario todo e auxilia de vez em quando outros horarios .

A academia onde foi desempenhado meu estágio, tem boa localização, no centro da cidade e tem fácil acesso, com rampa para cadeirantes. Ao adentrar tem a recepção climatizada e com sofá, banheiro e gelágua, ármario pequeno com a ficha de treino de cada aluno, separados em ordem alfabeticas. Ao entrar encontramos uma lanchonete com espaço para bater um papo e se alimentar, depois uma piscina grande com hidroginastica e natação, logo após a sala de musculação com equipamentos bons e novos como banco aduto, banco abdutor , flexor sentado , mesa flexora , leg press 45 grau , supino reto e inclindo, peck deck, cross over, polia,  banco remada, esteira, bicicleta horizontal e normal, colchonetes e halter de diversos pesos. Constituida com a segunda parte que é o cross fit com varias barras e equipamentos adequados. Iluminação do espaço é perfeita por conta com a natureza, pelo simples fato dela ser aberta com entradas de ar e tem plantas, o ambiente se torna muito agradavel .

O público em que resolvi aborda no meu estágio encaixou muito bem na academia que fiz, por conta que a metologia proposta por eles é o fato de preservar sempre a saúde dos alunos e reabilitação de alguma lesão. São muitos idosos que procuram essa academia pelo fato de ser antiga no mercado e ter o mérito de ter um atendimento especial a esse público que estou estudando. Em torno de uns 100 alunos são idosos que estão enfretando alguma doença crônica e foi aconselhado ao médico a fazer algum exercicio fisico, alguns procurar a hidroginastica e outros a musculação, isso faz com que me ajude bastante nas pesquisas do meu trabalho. Público muito bom de ser trabalhado, pelo simples fato de ser compreensivos e educados, e tem um respeito pelo professor, coisa que motiva cade vez mais o profissional .

Existe tambem o publico mais jovem, esse requer mais atenção, por querer treinar sozinho ou em grupos de amigos , com treinos tirados pelas redes socias. O professor titular em sala tem que ficar sempre em alerta sobre esse publico, porque se sofre alguma coisa quem vai ta respondendo e o responsavel em sala de musculaçao, um movimento errado e se torna uma lesão seria. O profissional sempre tem que esta resguardado em caso de alguma situação desagradavel .

A academia oferecer ao aluno uma avaliação antropométrica, em torno de 2 a 3 meses o aluno faz a reavaliação,onde irá mostrar resultados alcançados. Com essa avaliação, o professor saberá o que o aluno tem, tipo alguma lesão grave ou se esta vindo de alguma cirurgia onde não pode esta fazendo algum tipo de exercício fisico, essa avaliação ajuda bastante o profissional pelo fato de antes dele elaborar a ficha de treino, saber o que o aluno tem e o que ele pode ta executando para fortalecer algum membro.

Após a avaliação o aluno ira ter sua ficha com anotacoes de séries e cargas, treinos de A á E , ficha essa individual com exercicios que o paciente podera esta executando, no outro lado da ficha colocam as observações caso o aluno tenha diabetes ou hipertensão, isso faz com que os professores fiquem atentos quando receberem pessoas de outro horario, e fazerem um trabalho em equipe por completo.

No Decorrer do estágio, vivenciei  na prática o que é ser um professor de musculação, uma vivência incrivel ,com direito a ser parabenizado com o trabalho exercido com tanto pouco tempo, poucas dificuldades enfrentei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com