TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Física Experimental

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFIEO

Experimento de medições com régua, paquímetro e micrômetro.

Grupo 5

Caique Santos Teixeira – EGC-NA1

Daniel de Oliveira Bueno – EGC-NA1

Felipe José Faria – EGC-NA1

Levi Yoshio Bunno – EGC-NA1

Yuri Rafael Micheloni Rodrigues Viana – EGC-NA1

Professor(a): Suzete Maria de Lima

Data: 01/04/2015

Resumo: A experiência, realizada em grupo de cinco pessoas, consiste em utilizar equipamentos manuais que auxiliam nas medições de comprimento em objetos, comparando as medições de cada integrante. O objetivo do projeto é aprender a utilizar a régua, o paquímetro e o micrômetro para fazer medições, avaliando suas incertezas. Aprender a calcular a média e o desvio padrão amostral e analisar os resultados.

1Materiais Utilizados:

  • Parquímetro
  • Micrometro
  • Régua
  • Lápis
  • Borracha
  • Caneta
  • Folha de rascunho,
  • Jaleco
  • Bloco de madeira
  • Calculadora científica

2 Descrição do experimento: Antes do começo do experimento, o professor que nos acompanhava, ministrou orientações gerais para os grupos, resultando em uma base para a realização do experimento.

Para o inicio do procedimento, foi elaborado um padrão para as realizações das medições. Optamos por começar a medição com a utilização da régua, onde cada integrante, seguindo o padrão combinado, realizou a medição das duas faces do bloco, repetindo o processo por três vezes, sempre anotando, detalhadamente, cada valor obtido pela régua.

Após cada integrante ter realizado, por três vezes, cada medição de face e anotados os resultados, partimos para a utilização do paquímetro (instrumento mais preciso que a régua).

Com o equipamento em mãos, o grupo necessitou do auxilio do professor, que prontamente nos atendeu, explicando detalhadamente os procedimentos a serem seguidos junto a ferramenta, dissipando todas as duvidas dos integrantes.

Feito isso, foi realizado, por cada integrante, as medições das duas bases solicitadas, novamente por três vezes, sempre com cautela evitando choque mecânicos, pressionamento além do necessário.

Ao encaixar o objeto na ferramenta, movemos as partes com muito cuidado, até que esta se encostasse ao objeto. Para a obtenção das medidas, lemos na escala fixa (superior) o tanto de milímetros inteiros e na escala inferior observamos qual o risco do nônio estava no mesmo nível da escala superior sempre anotando cada medida por pessoa.

Terminado as medições com o paquímetro, recebemos o micrômetro ( instrumento mais preciso que o paquímetro) do professor, que imediatamente se dispôs a nos explicar sobre o procedimento a ser realizado com este novo equipamento.

Cada pessoa seguiu o mesmo roteiro para as medições com o micrômetro, primeiro alocamos o objeto na ferramenta e com muito cuidado giramos a catraca até que a parte móvel encostasse-se ao objeto que medimos, lemos e anotamos os resultados.

Ao reunir as medidas e repetições de cada integrante, resolvemos dispor as informações em forma de tabelas, demonstrando os resultados para cada tipo de instrumento e medição, sendo estes a média dos valores e a porcentagem de erro (desvio padrão amostral).

4 Análise dos resultados: Mesmo utilizando materiais de alta precisão temos a possibilidade de obter resultados distintos entre todos os componentes do grupo. Apesar da desigualdade entre os resultados alcançados, as diferenças não foram tão amplas, manifestando que a prevalência foi de resultados equivalentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com