TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto Galileo de Ensino Superior  

                                       Engenharia Civil

                        Professor: Dr. Paulo de Tarso

                         Hiago Victor Soares de Santana

                        

                                    

Visita Técnica

                        

                                          Teresina-PI

Maio de 2015

Hiago Victor Soares de Santana

                                       Visita Técnica

Relatório de visita técnica ao condomínio Leblon, situado na rua Rubi-1735, pela disciplina de introdução a engenharia administrada por Dr. Paulo de Tarso

 Teresina

Maio de 2015

Foi realizada através da disciplina Introdução a Engenharia Civil, com os alunos do 1º período  do curso de Introdução a  Engenharia Civil do Instituto Galileo, acompanhada pelo professor Dr. Paulo de Tarso Cronemberger  Mendes, no dia 14 de maio de 2015. A visita foi orientada pelo engenheiro Dr. Mauricio pereira do Rego Monteiro.

O objetivo desta visita foi proporcionar aos alunos, que até então, na sua maioria, não possuíam contato com obras da construção civil, o conhecimento prático do processo de construção. Observar detalhes técnicos da construção, materiais e equipamentos, conhecer um pouco do processo planejamento e execução e do dia-a-dia dos trabalhadores num canteiro de obra, incluindo aspectos de segurança no trabalho.

A obra visitada, o condomínio residencial Leblon, será um edifício residencial, situado a rua Rubi 1735 em Teresina-PI . O prédio constará com 14 andares, 18 lajes, contendo estacionamento no subsolo.

As obras iniciadas no mês  de Setembro/2013, com prazo de execução ate o ano de 2016, ate o presente momento já constam 20 meses de atividade. O úmero total de funcionários na obra chega a 73 no total.

Antes de se iniciar efetivamente as construções foi feito a análise topográfica do terreno, feita pela ENGASTE – Engenharia de assessoria técnica, através de furos de percussão. (Percussão é um método de investigação geológico-geotécnica de solos, em que a perfuração é obtida através de percussão destes por peças de aço cortantes. É utilizada tanto para obtenção de amostras, como de índices de penetração do solo).

O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. A sondagem prossegue até a profundidade especificada pelo projetista ou então até que a percussão atinja material duro como, por exemplo, rocha, matacões, seixos ou cascalhos de diâmetro grande.

Após a análise do solo/subsolo, inicia-se a obra. A construção esta a cargo da construtora REMONTE, sob responsabilidade do engenheiro Dr. Mauricio Pereira do Rego Monteiro, projetada pelo arquiteto Jose Ricardo de Freitas Dias, calculada por Fernando Drumond e tem como mestre de obra geral Emídio mendes da silva.

Na obra podemos observar através das explicações do Dr. Mauricio, a obra em geral, desde a planta do edifício ate a situação q se encontra hoje. A obra foi orçada no valor de 15 milhões de reais

Figura1: representa a planta do subsolo do edifício residencial Leblon, onde contem o estacionamento, as cisternas e o sistema de tratamento da agua.[pic 1]

[pic 2]

Figura2: representa a planta geral do edifício a ser construído

A obra conta com 15 pavimentos, mezanino, estacionamento, e salão de festas, contendo 2 apartamentos por andar, sendo cada um deles com 170m²,construída com concreto armado, adotando com fundações do tipo Tubulão, e sapata.

Tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contato da base com o solo, enquanto que a estaca resiste aos esforços principalmente devido ao contato lateral com o solo.

A Sapata de fundação é uma base de concreto que procura suprir as necessidades descritas na definição de fundação. Definida pela NBR 6122/2010 como um “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”.

                                        [pic 3]

       

Figura 3: fundação usada no edifício

[pic 4]

Figura 4: Fundação usada no edifício

O prédio adotou uma medida de reutilização da agua, onde a agua já utilizada em banheiros é captada entrando no sistema onde é feito o tratamento. Depois do tratamento a agua é depositada em uma cisterna, que a bombeia para cima fazendo com que ela desça atendendo aos vasos sanitários. O excedente pode ser utilizado para a irrigação do jardim, na lavagem de carros fazendo um reuso da agua. A agua que entrar no prédio vai ser usada pelo menos duas vezes.

 O subsolo conta com duas grandes cisternas, sendo uma a que capta a agua potável que vem direto dos canos da agespisa e a outra cisterna capta agua (cinza) a que vem do tratamento.

[pic 5]

Figura 5: representa a cisterna que ira receber a agua do tratamento, e posteriormente a bombeara para cima.

[pic 6]

Figura 6: Representa a cisterna que vai captar a agua potável que vem direto da agespisa.

Outra medida inovadora adotada nessa construção foi a utilização de energia solar. Haverá a instalação de placas solares no prédio, que captaram a energia proveniente do sol armazenando a mesma. Essa energia será utilizada principalmente para o chuveiro elétrico de agua quente e fria e também nos sistemas de emergência do prédio e na iluminação de algumas partes como no subsolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com