TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios De Matemática

Artigos Científicos: Relatórios De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 8

Relatórios de matemática

 31/07/2013 – Apresentação

A professora Fabienne se apresentou falou um pouco da sua carreira e família e depois passou a palavra para a turma se apresentar e falar um pouco sobre a matemática e a escolha do curso de licenciatura em pedagogia, logo após foi entregue alguns avisos importantes para uma boa convivência durante o semestre .A professora esclareceu que a matemática não seria aquele bicho de sete cabeças que estávamos acostumados e que confessamos estar esperando. No inicio da aula estava com raiva, pois nunca gostei de matemática, e no fim da aula estava cheia de esperança e curiosidade pra aprender essa nova forma de ver e entender a matemática.

 07/08/2013 – Como ajudar meu filho a gostar de matemática?

A professora entregou um texto para a turma e depois da leitura, abriu o dialogo sobre as diversas maneiras de ensinar uma criança a gostar de matemática foram citados vários exemplos entre eles podemos destacar o uso de jogos q envolvem matemática (jogos matemáticos), incentivar a criança a trabalhar com pequenas quantias em dinheiro ,pedir para que elas olhem as horas em relógios analógicos etc. Foi lembrado também que os pais são peças fundamentais nesse desenvolvimento pois temos inúmeros exemplos de pessoas que dizem não gostar de matemática e se fizermos uma pesquisa no passado dessa pessoa isso é consequência de uma matemática passada de forma errada, nessa aula tivemos slides que reforçaram o que o texto dizia e tudo o que foi dito em sala e para finalizar foi exibido um vídeo que vem nos mostrar o que realmente importa na matemática ,nos mostra que realmente a matemática pode ser prazerosa pra qualquer pessoa. Saí dessa aula com a certeza de que a matemática que quero transmitir para os meus alunos vai ser sim divertida e prazerosa.

 14/08/2013 – Jogo sobe e desce

A professora solicitou que a turma fosse separada em grupos e em seguida distribuiu um jogo para cada grupo e pediu para que após a leitura das regras começassem a jogar.

 Materiais: dado, tabuleiro, regras, perguntas e respostas.

 O jogo foi dado pela professora.

O jogo contribui para que as crianças desenvolvam operações matemáticas de uma forma divertida e facilitando a compreensão dos resultados. Obs: o professor pode reformular perguntas para que fiquem de acordo com o tem da aula e atinja melhor os objetivos.

 28/08/2013 – Dominó

 O jogo foi dado pela professora.

A turma foi separada em vários grupos de quatro componentes cada e cada grupo escolheu um dominó, a função do grupo era criar as regras do jogo, definir a faixa etária mais adequada e depois de feito jogar para ver se estava tudo adequado, depois foi feito um rodizio entre os grupos onde cada grupo iria jogar de acordo com as regras feitas pelo outro grupo, para podermos analisar se as regras e a faixa etária estavam de acordo, por fim abrimos um circulo onde a turma expos suas opnioes sobre os jogos.

 04/09/2013 – Tangram

 O jogo foi dado pela professora.

 Material: uma folha de papel criativo de qualquer cor.

O tangram é um jogo que trabalha o raciocínio logico, estimula a criatividade, ajuda a desenvolver a agilidade, é um jogo que trabalha todo o desenvolvimento cognitivo da criança. Ele é composto por sete peças geométricas e a partir delas podemos formar varias figuras, tornando a aula dinâmica e divertida.

 11-09-2013 – QVL (quadro de valores de lugar)

Grupo: Bruna, Scheila, Maria Ivone, Thaís, Rute Ester.

Materiais: cinco folhas de EVA (três de uma cor, dois de outra cor), régua, tesoura, cola de EVA ou cola quente, palito de picolé.

O QVL, já foi muito usado pelos professores no passado para ensinar matemática para crianças da primeira a quarta serie, continua sendo usado só que em todos os níveis da educação o professor vai modificar o uso do qvl de acordo a com a idade da turma é um jogo divertido e também educativo e prático, facilitando o aprendizado e memorização do aluno.

 18-09-2013 – Avaliação

 25-09-2013 - Blocos Lógicos

 Grupo: Adriana, Ana Paula de Lima, Jéssica Teles, Joseli Gonçalves, Marelene Gomes, Natécia, Rosângela Fernandes.

 Material: Uma folha de isopor cinco mm, uma folha de isopor de dez mm, três folhas de EVA azul, três folhas de EVA vermelho, três folhas EVA amarelo, uma cola para EVA, estilete, tesoura, régua, uma caixa de sapato ou similar.

Os blocos lógicos são caracterizados por ser um ótimo material no desenvolvimento lógico-matemático da criança. Recorrendo à classificação a criança pode desenvolver conceitos como cor (amarelo, vermelho e azul), forma (quadrado, retângulo, triangulo e círculo), tamanho (grande, pequeno), e espessura (fino, grosso).

 02-10-2013 - Ábaco

 Grupo: Naiara, Rita, Wilma, Quelen, Luciene, Meire.

 Materiais: uma moldura de quadro ou porta retrato, sessenta contas para bijuterias (seis cores diferentes ), uma serrinha para serrar a madeira da moldura, nylon.

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com fios de nylon paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

 09-10-2013 - Torre de Hanói

 Grupo: Luziane, Sarah Melo, Sara Caroline, Perla, Maria do Socorro.

 Material: uma folha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com