TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais

Casos: Relações Sindicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa – 01 passo :01

Nome da empresa : oficina do pão

Ramo de atuação : fabricação e comercialização de produtos

alimentícios além de produtos de revenda como

mercearia, bebidas, cigarros entre outros.

Porte /tamanho : pequena empresa

Números de colaboradores:16

Missão e valores: Oferecer produtos e serviços de qualidade, com variedade a um preço acessível que cative e atenda às necessidades de sua clientela através de um atendimento diferenciado, qualificado e rápido.

Justificativa: A Padaria e Panificadora Oficina do pão é uma empresa do ramo

alimentício que será instalada para mudar o conceito da panificação da cidade. Atuará no comércio varejista local nos segmentos de Padaria e Confeitaria.

Etapa 01 passo 02

Sem risco de exagero, pode-se dizer que o trabalho no século 21, começando já neste último ano do século 20, terá de ser visto sob uma ótica tão nova quanto aquela que surpreendeu o mundo na chegada da Revolução Industrial.

Basicamente este trabalho foi elaborado tendo em vista os antagonismos entre o passado, o presente e futuro do trabalho.

Abordando levemente o passado, pois sem ele não entenderíamos o futuro, nos remetemos à idéia de como toda esta complexidade de relações trabalhistas surgiu em nossa sociedade e no Brasil.O início da produção em larga escala, a era do protecionismo, novas leis que valorizaram os trabalhadores.

No decorrer do desenvolvimento das formas de organização, estas atenderam e

atendem não apenas as necessidades técnicas, mas consideraram também a motivação dos trabalhadores, certa concepção de ser humano que lhe atribuiu o lugar, conteúdo e as condições de trabalho. Ainda assim, em relação aos seus aspectos práticos modernos, a

organização do trabalho ainda é caracterizada em muitas empresas, pela racionalização de tarefas, jornadas longas e desgastantes, ritmos acelerados de trabalho e condições ambientais desfavoráveis. Constata-se ainda que as diferentes formas de organização

desenvolvidas coexistem, tendo como meta principal o aumento da qualidade e produtividade.

Etapa 01 passo 03

No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia.

Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca.

Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.

Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuidos trabalhos sem remuneração, e em geral sequer recebiam em contrapartida, moradia e alimentação para a sua subsistência.

Predominavam os deveres do trabalhador, sem direito algum.

Com a chegada da industrialização, a partir do século XVIII e XIX, foi criado o trabalho formal, onde eram definidos as tarefas e a remuneração devida.

No século XX, foi instituido o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados.

Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituida a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo-terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros.

Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente.

Notas:

05/07/1962 - Introduzido o 13º salário

13/09/1966 - É criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

A partir de 1980, diante de um mercado competitivo, as empresas passaram a atuar com foco dirigido tão somente ao negócio.

Todas as outras atividades, consideradas de apoio, foram trasferidas paulatinamente para empresas externas, processo esse denominado de terceirização.

Isso resultou em um deslocamento da mão-de-obra das empresas para as chamadas consultorias externas ou empresas de prestadora de serviços.

Diante de um mercado recessivo, com muito mais demissões que contratações, surgiu o trabalho informal, através de serviços sem documentação ou qualquer tipo de registro.

Embora sem direitos ou garantias do amanhã, para muitos foi a única saídA constituição aprovada em 1988 trouxe uma série de mudanças Entre elas, estavam a definição de uma jornada máxima de trabalho de 44h/semanais, a criação do seguro-desemprego e do FGTS, a ampliação da licença-maternidade para quatro meses, a garantia do direito de greve, além do estabelecimento de vários direitos coletivos e individuais.

Etapa 02 passo 03

As principais evoluções do Sindicato no Brasil esta ligada diretamente a transformação da economia. Deu-se origem quando o centro agrário era o café onde houve a substituição do trabalho escravo pelo assalariado, tendo seus lucros transferidos para as indústrias e o poder político passou a ser dominado pelos cafeicultores.

Com esse poder político houve uma mudança na forma de organização, entre elas o surgimento da União Operária que com adventos das indústrias passou a se organizar por ramo de atividade dando assim origem aos sindicatos.

Por volta de 1900 foram criadas muitas organizações que defendiam os direitos dos trabalhadores que as compunham, tais como União dos operários Estivadores em 1903, Sociedade União dos Foguistas em 1903 também, embora não tivessem características sindicais demonstravam interesse quanto o significado social e importância dos movimentos operários.

Surgi a Confederação Geral dos trabalhadores em 1920, que provocou uma cisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com