TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações intergeracionais

Tese: Relações intergeracionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Relacionamento entre gerações é desafio das empresas; veja as características de cada uma

Por Viviane Macedo

Em São Paulo

Comentários7

O grande desafio do mercado de trabalho de hoje é criar políticas e práticas capazes de integrar pessoas com pensamentos e valores completamente diferentes. “Estamos vivendo mais e passando mais tempo em atividade produtiva, então as empresas, muitas vezes, se deparam com quatro gerações diferentes para gerir”, diz o professor da Fundação Dom Cabral, Anderson Santana.

Essas gerações precisam se falar e aprender a trabalhar juntas, mas isso é tão simples assim? Para Santana, o segredo é aceitar aquele que não é igual a você. “Não há geração melhor ou pior, o que temos hoje é um mercado com pessoas de valores e práticas distintas, cada uma com suas qualidades e defeitos”, define o professor.

Segundo ele, não são apenas as empresas que têm de correr atrás de práticas capazes de equilibrar conflitos e amenizar o clima do ambiente. A competência social e de integração é cada vez mais requerida de qualquer profissional.

O destaque vai ficar para aqueles que tiverem a capacidade de conviver e aproveitar os pontos fortes de cada geração. “Todas trazem características importantes e relevantes para o mercado. Quando elas aprendem a utilizar o que têm de melhor juntas, conseguimos reunir a experiência dos veteranos e baby boomers, a praticidade dos X e a vitalidade e inovação dos Y”, diz Santana.

QUIZ

• Seu jeito de pensar é da geração X, Y ou baby boomer? Faça o teste e descubra

O nascimento das gerações

De tempos em tempos, a história vê o nascimento de novas gerações – criadas a partir dos contextos social, político, econômico, tecnológico e até mesmo regional. São costumes, valores e atitudes, às vezes, completamente diferentes dos que têm aqueles que nasceram alguns anos antes.

Cada geração vai ser reflexo do conjunto criado à sua volta, como explica a presidente do Grupo Foco, Eline Kullock. “A historia define uma cultura, que define um comportamento”, aponta. “Somos uma resposta à história e à cultura que foi se desenvolvendo com o passar dos anos”, diz a especialista.

Veja o quadro abaixo com as principais características de cada geração, apontadas por Kullock e Santana:

As diferentes gerações e suas características

Veteranos (nascidos aproximadamente entre 1920 e 1945) Dedicação e sacrifício são as duas palavras-chave para essa geração. As pessoas pertencentes a ela são obedientes, têm respeito máximo a qualquer autoridade e ao seguimento a regras. Aceitam a recompensa tardia e querem estabilidade. Para essa geração, a honra é muito importante e a paciência é uma virtude.

Baby Boomer (nascidos aproximadamente entre 1946 e 1960) São otimistas, querem contagiar, buscam a integração e o envolvimento de todos num projeto. São profissionais orientados ao trabalho em equipe, ao coletivo. Começa neles a valorização por aspectos referentes ao bem-estar, saúde e qualidade de vida. É uma geração muito preocupada com status.Workaholics, trabalham muito e o quanto for preciso.

Geração X (nascidos aproximadamente entre 1961 e 1980) São pessoas pragmáticas, práticas e mais confiantes. Buscam o equilíbrioentre vida pessoal e vida profissional, não querem viver só para o trabalho. Têm a autoestima mais elevada do que a das gerações anteriores, já começam a questionar autoridades, apesar do respeito que têm por elas.

Geração Y (nascidos aproximadamente entre 1981 e 2000) Esta é a geração do questionamento. Precisa de respostas, e que elas sejam convincentes. Lida com autoridade como se não houvesse autoridade, isso é, não cria barreiras na comunicação e no trato com pessoas hierarquicamente elevadas. Busca prazer no trabalho, caso não encontre, muda de trabalho. A maioria foi criada sozinha, então se tornou maisindividualista. São grandes negociadores.

Quais as semelhanças e diferenças entre os membros das gerações: Baby Boomer, X, Y

Foi pensando nessa pergunta que a Dasein teve a iniciativa de realizar uma pesquisa para compreender de forma mais concreta a realidade brasileira das gerações e os impactos tanto positivos como negativos que essas diferenças e semelhanças possam provocar no ambiente corporativo.

Foi pensando nessa pergunta que a Dasein teve a iniciativa de realizar uma pesquisa para compreender de forma mais concreta a realidade brasileira das gerações e os impactos tanto positivos como negativos que essas diferenças e semelhanças possam provocar no ambiente corporativo.

A Dasein tem estudado esse tema desde 2005 e, apesar do assunto estar na pauta de muitas empresas, ainda existe uma escassez de informações e pesquisas contextualizadas à realidade brasileira, uma vez que quase que a totalidade dos estudos das gerações focaliza as perspectivas americanas e européias. Isso gera referências muito distantes, dificultando a discussão mais funcional e objetiva do assunto.

Os resultados foram apresentados no Congresso Mineiro de Recursos - COMRH, realizado anualmente pela ABRH-MG. A apresentação ocorreu no dia 19 de Maio de 2010, sob o tema Liderança nas Gerações e contou com uma palestra, a apresentação dos resultados da pesquisa e a discussão com um representante de cada geração numa mesa-redonda. Foi bastante produtivo, pois nesse espaço conseguimos convergir teoria, prática, vivências, conhecimentos e opiniões.

A ideia é compartilhar os resultados mais significativos numa perspectiva de estimular reflexões que favoreçam o ganho de qualidade nas relações profissionais.

Foi possível detectar pela amostra, conjuntamente com outros estudos realizados, a existência de particularidades a respeito de como os acontecimentos marcantes em cada época e a forma como cada geração lidou com as pressões exercidas pelas diversas e constantes mudanças, em nosso país, no tocante a economia, mercado de trabalho, modelo de gestão e globalização, contribuíram para o surgimento de grupos de profissionais e executivos amplamente preparados para lidar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com