TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistores

Seminário: Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Resistores

São dispositivos fabricados que tem a finalidade se opor a passagem da corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de “Resistência Elétrica”, que possui como unidade o OHM (Ω). É amplamente usado dentro da eletrônica e eletricidade, nos mais diferentes circuitos. O chuveiro elétrico e o ferro elétrico são equipamentos que utilizam a resistência elétrica para transformar energia elétrica em energia térmica, ou calor. A lâmpada incandescente por sua vez, utiliza a resistência elétrica para produzir luz. Vemos a seguir a figura de um resistor que podemos encontra com facilidade no mercado.

Os resistores são divididos em duas categorias, fixos e variáveis:

Resistores fixos:

O valor de sua resistência não pode ser alterado. São comumente especificados por três parâmetros:

- o valor nominal de usa resistência elétrica

- a tolerância (a máxima variação em porcentagem do valor nominal)

- a máxima potência elétrica dissipada

Tomemos como exemplo um resistor de 100 Ω ± 5% - 0,33, isso significa que possui um valor nominal de 100 Ω, uma tolerância sobre esse valor de mai ou menos 5% e pode dissipar uma potência máxima de 0,33 watts.

3-Resistores Ôhmicos e não Ôhmicos

Em um resistor ôhmico mantido a uma temperatura constante a voltagem aplicada é diretamente proporcional a corrente que o atravessa, ou seja, a resistência se mantém sempre a mesma independente da tensão ou corrente aplicada.

Em um resistor não ôhmico o valor da resistência varia conforme mudamos a tensão que o atravessa, pois a temperatura nele aumenta proporcionalmente a voltagem.

4-Resistores fixos são aqueles ao qual não e possível mudar o valor de sua resistência são eles:

1. Resistor de fio: e usado em aplicações que requerem alta dissipação de potencia, e feito de um fio metálico usualmente uma liga de níquel-cromo, e enrolado sobre um núcleo de cerâmica.

2. Resistor de filme metálico: valores de resistência elevados são mais facilmente obtidos, são feitos de deposição a vácuo de uma fina camada metálica sobre um substrato de baixa expansão térmica.

3. Resistores de carbono: Têm baixo custo, mas tem a desvantagem de uma variação relativamente alta da resistência com a temperatura, e feito com uma película fina de carbono (filme) é depositada sobre um pequeno tubo de cerâmica.

4. Rede de resistor em linha (SIL): É feito com vários resistores de mesmo valor, tudo em um invólucro. Um lado de cada resistor esta conectado com um lado de todos os outros resistores internamente

Resistores variáveis são aqueles que sua resistência pode ser ajustada por movimento mecânico, temperatura, variação de tensão elétrica, luminosidade.

1. Reostato: e um resistor variável com dois terminais sendo um fixo e outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.

2. Potenciômetro: e um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar a saída de um sinal.

3. PTC (Coeficiente de temperatura positiva): e um resistor dependente de temperatura , quando a temperatura se eleva, a resistência do PTC aumento.

4. LDR (resistor dependente da luz): e uma resistência que varia de acordo com a intensidade luminosa incidida, a resistência diminui com o aumento da intensidade luminosa.

O "retângulo" com terminais é uma representação simbólica para os resistores de valores fixos tanto na Europa como no Reino Unido; a representação em "linha quebrada" (zig-zag) é usada nas Américas e Japão.

Resistor variável Varistor PTC NTC LDR Potenciômetro

6-Identificação do valor nominal do resistor:

Os resistores são identificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com