TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Exames: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  6.993 Palavras (28 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 28

Uniban – Universidade Anhanguera

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Professor:

São Paulo

2013

SUMÁRIO

1 - SUSTENTABILIDADE............................................................................................4

2 - POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE...................................................7

3 - SANEAMENTO AMBIENTAL..............................................................................10

4 – PLANEJAMENTOS AMBIENTAIS......................................................................16

5 – CONCLUSÕES.......................................................................................................20

6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................21

RESUMO

A utilização racional dos recursos naturais, a partir da consciência comprometida com a responsabilidade ambiental é um dos maiores desafios da humanidade na atualidade. Neste contexto, um novo paradigma está posto, o de buscar alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente e permitam a renovação de seus recursos. Surge nova tendência que ajuda a criar um panorama que vem tendo efeito dominó, a partir da concepção de instrumentos técnicos, políticos e legais. O Planejamento ambiental surge como ferramenta que pode contribuir com a transformação de cenário. Isto implica na mudança comportamental com tomada de decisão e o desenvolvimento de mecanismos, a fim de garantir a sustentabilidade nos processos produtivos e, sobretudo, reservar às gerações futuras um ambiente planetário que lhes propicie qualidade de vida e perspectiva de futuro. A consciência individual é o ponto de partida às transformações que garantirão um ambiente mais equilibrado e harmonioso a todos.

Palavras-chave: Meio ambiente responsabilidade ambiental, planejamento ambiental e sustentabilidade.

1-SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade, esse conceito foi criado em 1987, por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.

O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, é o equilíbrio na convivência entre o homem e o meio ambiente.

Isso significa cuidar dos aspectos ambientais, sociais e econômicos e buscar alternativas para sustentar a vida na Terra sem prejudicar a qualidade de vida no futuro.

Quanto ao planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município podemos citar como exemplo a preservação do Rio Uberabinha manancial que abastece todo o município de Uberlândia. Uberlândia é uma cidade que possui diversos recursos naturais, tais como os parques, os quais são bastante frequentados por pessoas que buscam o contato com a natureza para aliviar os stress no cotidiano, e os próprios clubes, os quais são abastecidos pelas águas do rio Uberabinha, manancial único que abastece todo o município de Uberlândia. As águas do rio em estudo, atualmente são consideradas de boa qualidade por deter uma baixa quantidade de coliformes fecais, materiais que provém de esgotos, o que faz do rio possuir as “águas baratas” e acessíveis a uma grande quantidade de pessoas, se comparadas com outros lugares do Brasil. O Rio Uberabinha é afluente do rio Araguari e a sua bacia engloba três municípios, os quais são Uberlândia, Uberaba e Tupaciguara (todos localizados na região do Triângulo Mineiro). De acordo com um estudo elaborado na PMU (Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2002) em parceria com as universidades federais de Uberlândia e de Brasília o rio Uberabinha “nasce” na porção norte do município de Uberaba com aproximadamente 1000 metros de altitude. De maneira geral, a importância do Rio Uberabinha para o município de Uberlândia é essencialmente o abastecimento de água, é o único manancial que atende a toda a população da cidade, sendo que suas águas são captadas para o abastecimento público e por dois sistemas: Sucupira e Bom Jardim, que segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é transportada até as Estações de Tratamento de Água, por onde passa um tratamento convencional e levado aos reservatórios localizados na área urbana do distrito sede da cidade.

A água é um dos inúmeros recursos naturais e que depende de diversos outros recursos de como serão manejados, além de constituir um elemento de extrema necessidade que garante e que está associado diretamente associado à vida animal e a vegetal.

As águas são compostas de lagos de água doce, em rios, na atmosfera, umidade do solo, em áreas salgadas e na biota. Assim, a água nesse constante “movimento”, constitui num ciclo denominado ciclo hidrológico (o que abastece e sustenta toda a vida no planeta).

Quanto ao aspecto de distribuição das águas e ao consumo dela, é um desafio em todo o mundo, já que é considerada por especialistas como um recurso muito mal distribuído: para se ter uma ideia deste fato, um norte-americano diariamente gasta em média 600 litros de água, enquanto um africano apenas 20 litros no mesmo período. Além disso, estima-se que de cada 100 litros de água utilizado, 60 litros são perdidos graças a péssimos hábitos e técnicas ineficazes propícias ao desperdício. O Brasil é um exemplo nítido em relação a esses fatos, lembrando que detém quase 20% de toda a água doce do planeta (detém o maior rio e o maior aquífero subterrâneo e um grande número de chuvas). Um exemplo disso é quanto à cidade mais populosa do país (São Paulo), o principal rio Tietê e Pinheiros possuem despejos de esgoto doméstico e dejetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com