TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta

Ensaio: Resposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Ensaio  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO 01

Leia com atenção o texto apresentado no anexo I, primeiro de forma individual, depois, em grupo, destacando os dados apresentados e problemas propostos

PASSO 02

Destacar do texto as questões a serem resolvidas. Aqui, a equipe deverá transcrever as situações apresentadas no texto: “Escola Reforço Escolar”, disponível no anexo I.

PASSO 03

Identificar o conteúdo matemático relacionado aos problemas propostos. Identificar, neste passo, significa classificar o conteúdo. Por exemplo: trata-se de função do primeiro grau; ou: trata-se de função exponencial. Como sugestão:

“Os problemas abordam os seguintes conteúdos: função de primeiro grau, função de segundo grau, elaboração de gráficos, verificação de máximos e mínimos,...”

PASSO 04

Transcrever os elementos encontrados nos passos 02 e 03 para um arquivo texto com extensão

“.doc”.

ETAPA 02

PASSO 01

Para cada conteúdo identificado no Passo 03 da Etapa 01, o grupo deverá redigir um ou dois parágrafos que deverão conter o nome do conteúdo e suas principais características. Como fonte de pesquisa poderá ser utilizada o Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), ou outras bibliografias do acervo da biblioteca do Pólo Presencial.

Exemplo:

“Função Logarítmica: (1) principais características: a existência da função dependerá de base e logaritmando sempre positivos e base sempre diferente de um. O domínio, a imagem e o gráfico da função dependerão das expressões que definem o logaritmo. (2) Uma aplicação direta da função logarítmica é o calculo de taxa e prazo quando se estudam os fatos da capitalização composta.”

PASSO 02

Resolver cada um dos problemas identificados no passo 03 da etapa 01, atividade 01, anexo I. A solução deverá conter: a fórmula utilizada, as substituições realizadas e o resultado encontrado (assim como realizado nos slides das tele aulas)

PASSO 03

Desenhe os gráficos das funções identificadas nos problemas propostos. Utilize um plano cartesiano para cada função. No anexo II você encontrará orientação para utilizar o aplicativo winplot cuja cópia poderá ser obtida no link:

www.mat.ufpb.br/sergio/winplot/winplot.html (último acesso em 30/01/2013)

PASSO 04

Reúna os textos produzidos nos passos 01, 02 e 03 (inclusive os gráficos produzidos) no arquivo texto criados no Passo 04 da Etapa 01.

ETAPA 03

PASSO 01

O grupo deve escrever um texto que contenha dois parágrafos explicando a diferença entre variação média e variação imediata.Para tanto, sugerimos a leitura do texto:

OLIVEIRA, Edson de. Apontamentos de Cálculo I. (páginas 43 a 48). Disponível em:

<http://pt.scribd.com/doc/40061316/20/Taxa-de-variacao-instantanea-ou-derivada>.

PASSO 02

No passo 02 da etapa 02, o grupo determinou funções para escrever o rendimento da escola, ou seja, a função receita, considerando os diferentes turnos de aulas. Agora, vocês devem calcular a variação média da função receita do período matutino (em 180 < q < 210 onde q representa a quantidade de alunos matriculados) e a variação instantânea da função receita para o turno da manhã quando a quantidade de alunos for exatamente 201 matriculados (mostre o cálculo).

PASSO 03

No passo 02 etapa 02, a equipe calculou um valor médio para as mensalidades da escola e escreveu uma função receita geral (Rgeral) considerando o valor médio das mensalidades. Agora, escrevam também a função Custo (considere custo fixo e a folha de pagamento dos professores). Depois, calcule a função Lucro (atividades 02 e 03 do anexo I).

PASSO 04

Para que possamos alcançar o objetivo da atividade, será preciso que o grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com