TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Das 10 Teorias Administrativas

Trabalho Escolar: Resumo Das 10 Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 14

Revisão Conceitual

Resumo das

Teorias Administrativas

Administração cientifica

O movimento de administração cientifica surgiu como uma resposta eficiente à existência de uma nova força de trabalho desqualificado e barata , Lênin um dos principais líderes da revolução soviética, depois de estudar o movimento da administração cientifica surpreendeu – se com diversas funções que enxergou como positivas no movimento, mesmo criticando princípios como divisão do trabalho dando uma forma mais rápida e eficaz de transformar os camponeses em operários, e consideráveis ganhos de produtividade. O movimento de administração cientifica foi teve o norte-americano Frederick Winston sua obra fundamental ,Princípios de Administração cientifica, de 1911, sintetiza um conjunto de preconceitos em busca da gestão eficiente no trabalho, direcionando ao chamado homem comum , que por meio de um treinamento rápido e adequado poderia executar uma tarefa, taylorista no tempo exato concebido para a execução dando os principais fundamentos de sua teoria desenvolver os elementos do trabalho individual uma ciência com normas rígidas para o movimento de cada homem e padronizar todas ferramentas e condições de trabalho.

Selecionar cuidadosamente, depois treinar, ensinar e aperfeiçoar o trabalhador com exclusão dos que se recusam a adotar os novos métodos ou são incapazes de segui-los, cooperar com os trabalhadores, remunerando-os diariamente e articulando todo o trabalho com princípios da ciência desenvolvida, mantendo a divisão de trabalho e de responsabilidade entre monitores e operários.

Visa-se maximizar sua eficiência e assegurando o máximo rendimento ou produtividade, eliminando esforços desnecessários buscando uma seqüência certa de atividades e tarefas tornando mais eficiente e paralelamente pode ser desempenhado por trabalhadores pouco qualificados que são passíveis de serem treinados rapidamente e com baixo custo.

E através da teoria da administração cientifica foi adaptando cada vez mais suas capacidades e aptidões as características de cada função a ser desempenhada entende-se que o trabalhador só é motivado pelos incentivos materiais e assim foi criado a um sistema onde os trabalhadores ganhavam por peças, no qual era sua função, e essas aplicações não aumentaria apenas a eficiência dentro das fabricas mas também a eficiência da nação, caracterizada, até então, por grandes desperdícios e mau empregados recursos.

Frank Gilbeth que preocupou em estudar os movimentos mais adequados para realização de cada atividade,dando origem ao que ficou conhecido como “estudos dos tempos e movimentos ele analisava os movimentos executados pelos trabalhadores a fim de eliminar os movimentos que considerava desnecessários que mais se interessava era o lado humano da empresa,

Naturalmente como todas as teorias de administração cientifica, o movimento de administração cientifica não era isento de criticas essas criticas é que o trabalhador era visto como maquinas, e seu lado humano não era considerado, alem disso administração cientifica se baseia em pressuposto materiais e simplistas de movimentação humana.

Teoria da Burocracia

A teoria da burocracia foi desenvolvida no ano de 1940 pelo sociólogo Max Weber, sua principal finalidade foi suprir a fragilidade e a parcialidade tanto da teoria clássica quanto da teoria das relações humanas, ele criou a teoria pensando em um modelo organizacional racional e aplicável não apenas em fabricas, mas em qualquer tipo de organização, principalmente nas empresas, visando a adequação dos meios aos objetivos finais, na busca de garantir a máxima eficiência no alcance desses objetivos.

A ideia central da teoria da burocracia é a autoridade racional, os subordinados aceitam ordens dos superiores porque concordam com as normas estabelecidas. A Posição dos funcionários é definida por regras gerais e escritas que traça de forma racional a hierarquia, direitos e os deveres próprios de cada cargo.

Uma organização burocrática é definida por sete princípios:

A divisão de trabalho, a impessoalidade (regras uniformes a todos), a hierarquia, o profissionalismo, a padronização e formalização, autoridade, separação de domínios públicos e privados (Separação da vida profissional com a vida pessoal).

Todas as teorias, não só a burocrática, possuem vantagens e disfunções.

As vantagens da burocracia são:

Racionalidade em relação ao Alcance de objetivos da organização, precisão nas definições de cargo e na operação, rapidez nas decisões, unicidade de interpretação, uniformidade de rotinas e procedimentos, continuidade da organização através da substituição do pessoal afastado, redução de atrito entre pessoas, subordinação dos mais novos aos mais antigos e confiabilidade.

As disfunções da burocracia são:

Exagerado apego aos regulamentos , excesso de formalismo e de papelório, resistência a mudança, despersonalização do relacionamento, categorização como base do processo decisório, super conformidade às rotinas e procedimentos, exibição de sinais de autoridade, e dificuldades no atendimento à clientes e conflitos com o publico.

Gestão Administrativa

(Teoria Clássica)

Jules Henri Fayol, o Fundador da teoria Clássica, era Frances nascido em Constantinopla, em 1841. Engenheiro Formado pela escola de Minas de Sait – Etiane, aos 19 anos, entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera onde desenvolveu toda sua carreira. Fayol dedicou-se ao estudo das funções administrativas e das características que deveriam ter aqueles responsáveis pela administração das empresas, os chefes.

Ele Dividiu as funções administrativas em: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, COORDENAÇÃO, COMANDO E CONTROLE.

Idealizada por Henri Fayol, caracteriza-se na ênfase industrial com uma visão de ´´ HOMEM ECONÔMICO buscando maior eficiência. Fayol sofreu muitas criticas na época sendo algumas delas como: obtenção do comando, empresa como um sistema fechado, e sobre incentivos materiais e salariais para trabalhadores em que era a favor. Paralela mento aos estudos de Frederick Taylor que desenvolveu estudos focados na administração ele publicou tardiamente sua obra nos estados unidos da américa. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com