TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme A Voz Do Coração

Artigo: Resumo Do Filme A Voz Do Coração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  12.353 Visualizações

Página 1 de 5

O filme começa com o enterro da mãe de Morhange, (Jacques Perrin), que neste clima de tristeza recebe a visita inesperada de um amigo de infância que traz consigo, para entregar a Morhange, (Jacques Perrin), o diário do Sr. Clémente Mathieu, (Gérard Jugnot), ex inspetor do internato para crianças problemáticas, onde Morhange, (Jacques Perrin), e seu amigo passaram a infância juntos e em cujo lema era, “para toda ação há uma reação”, onde os internos eram tratados com muito rigor,sempre que faziam algo que estivesse em desacordo com as norma do lugar eram surrados ou levados para a solitária, como, “ para toda ação há uma reação”, as crianças se tornavam cada vez mais rebeldes e agressivos. Foi neste clima que contrataram o novo inspetor, o Sr. Clémente Mathieu, (Gérard Jugnot), um músico que olhou para aquelas crianças de maneira diferente dos outros funcionários do lugar, olhou-os com amor e carinho, respeitando suas dificuldades e individualidades e conseguindo enxergar em cada um o que tinham de melhor. Além das aulas corriqueiras, começou a ensinar música e descobriu alguns talentos, mas, um, foi especial para ele, tratava-se do tímido, porém, muito rebelde Morhange, (Jacques Perrin), que tinha um talento nato, sua voz saía de sua alma ao cantar, ao perceber isso o Sr. Clémente, (Gérard Jugnot), começa a incentivar a mãe do garoto a procurar locais especializados para desenvolver ainda mais seu talento.Clémente, (Gérard Jugnot), acaba sendo mandado embora do internato,mas, deixa uma semente plantada no coração do garoto e de sua mãe, que seguem os conselhos do inspetor,Morhange, (Jacques Perrin), torna-se um grande regente.

O filme e narrado pelo próprio professor que demonstrando a sua monografia a um grande musico no qual este era o próprio Pierre que tinha vivido no pensionato. Sem duvida podemos resumir este filme em três palavras na vida de um homem, dedicação, sensibilidade e amor. Esta e uma obra clássica indicada para todos queiram entender a forma pela qual o método de ensino era no período pós guerra mundial, onde havia um método ditatorial de ensino, assim ela fica indica para você que quer repassar este conhecimento a outros.

A delinquência infantil e juvenil, tão propalada hoje em dia, já era preocupante no pós Segunda Guerra Mundial, bem como sempre foi. Percebemos também que o caráter repressivo de algumas instituições, que abrigavam os tais, sempre teve o contraponto de figuras mais ousadas e liberais.

O filme é singelo em sua proposta não trazendo grandes arroubos de linguagem e narrativa, porém é bastante eficaz em nos emocionar. O clima da época é transmitido através de figurinos, cenários, adereços, objetos de cena, costumes, música. Contudo, a iluminação não tem o tom característico em trabalhos desta natureza.

Indicado ao Oscar de 2005 de melhor filme estrangeiro, perdeu para Mar Adentro, de Alejandro Amenábar.

Em um plano geral, com a câmera fixa, provavelmente da cidade de Nova Iorque, onde se avista uma bandeira norte americana tremulando, bem no centro da tela, temos o início da trama.

Desta maneira, localizados geograficamente, passamos para um plano mais fechado do interior de um camarim onde vemos o maestro Pierre Morhange, deitando, concentrando-se, ou relaxando, para o concerto que dará. Nisso recebe a notícia da morte de sua mãe. Em seguida, vemo-lo regendo à orquestra bastante emocionado.

De volta à Paris, é surpreendido com a visita de um senhor, o qual identifica-se como Pépinot, parceiro do internato Fundo do Poço. A princípio, o maestro demonstra surpresa e certa desconfiança e, depois, alegra-se ao se lembrar do interno mais jovem de sua época.

Através do diário de Mathieu, eles têm um flashback do tempo de criança, onde vemos desenrolarem-se os acontecimentos: desde a chegada do inspetor na instituição até a sua demissão e partida.

O bonachão Mathieu, meio calvo, baixinho, gordinho e adentrando já na velhice, depara-se, ao chegar ao internato, com cenas e relatos de violência praticados tanto pelos meninos, quanto pelo diretor. Possuidor de princípios mais brandos e humanistas, demonstra sutilmente a sua aversão pelos métodos empregados para a obtenção do respeito e da disciplina dos jovens pobres. Diplomaticamente, passa a interferir na rotina de todos provocando pequenas mudanças positivas.

Quando tem sua pasta roubada por alguns internos (ficando furioso na busca pela mesma), depara-se com os pequenos ladrões em um banheiro surpresos com o conteúdo do objeto roubado. Questionado, esclarece-os de que são partituras musicais advertindo-os de que, se mexessem novamente em seus pertences, iriam se ver com ele.

A ideia de ensinar música aos garotos vem do episódio em que os mesmos estão cantando no dormitório uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com