TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: O Turismo E A Percepção Geográfica Da Paisagem

Exames: Resumo Do Texto: O Turismo E A Percepção Geográfica Da Paisagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do texto: O Turismo e a Percepção Geográfica da Paisagem

Interpretar a paisagem significa agregar valor ao que é percebido. A paisagem deve ser observada e conhecida. Sendo conhecida, ela é valorizada, e quem valoriza e conserva.

A paisagem constitui tema central para a compreensão dos diferentes aspectos da organização do espaço.

Algumas considerações do termo paisagem:

Paisagem como atrativo: por trazer à mente alguma perspectiva agradável de um cenário particular;

paisagem como importante: a importância lhe é dada pelo fato de envolver assunto de interesse do público em geral e, especialmente, dos profissionais preocupados com o desenvolvimento, as mudanças ou a reorganização do campo ou das cidades;

a ambigüidade do termo paisagem: é conseqüência de seu uso por profissionais dos mais diversos campos, onde cada qual utiliza-o com diferentes propósitos.

Toda a paisagem é uma cena, mas não um cenário e também não é considerada um meio ambiente. Ela é observada, mas não necessariamente admirada, vista de uma maneira menos abrangente e mais destacada.

Ab’ Saber (1977) enfatizou que paisagem é uma herança d processos fisiográficos e biológicos, considerando-a como patrimônio coletivo dos povos, que historicamente a herdam como lugar de atuação das comunidades.

Santos (1982) considerou a paisagem, uma combinação de objetos naturais e sociais fabricadas pelo homem. Assim, a paisagem é o resultado da acumulação de tempos, sendo sua forma alterada, renovada, suprimida ou mantida em permanente modificação, para acompanhar as transformações da sociedade.

As imagens que temos sobre paisagem são infinitas, pois existem perspectivas estéticas funcionais e morais. Paisagem é uma combinação de pontos de vista objetivos e subjetivos, que tem lugar no “olho da mente”.

Na percepção da paisagem, colocam-se que influenciam a percepção das paisagens.

O autor cita sete axiomas elaborados por Lewis (1979), para serem usados como guias para a interpretação de cenas americanas.

A paisagem é uma mistura do homem com a natureza, onde os dois se relacionam de maneira equilibrada numa interação de processos, como por exemplo, a comunidade fazendo parte de um sistema turístico e, pelo contrário, de uma maneira problemática, quando a cena mostrar enchentes de rios, poluição dos rios, etc.

Collot, com base em Von Vexhuel, reconheceu o espaço vivido por meio de três zonas distintas, que correspondem ao espaço imediato, espaço profundo e ao espaço longínquo.

O autor não é conclusivo, apenas finaliza o texto abordando as questões dessas três zonas distintas.

A nosso ver, esse texto possui muitas citações de outros autores, onde o próprio autor deste, expõe pouco sua opinião e conhecimento. Algumas das definições de paisagem estão um pouco repetitivas entre autores diferentes.

Entretanto, através deste texto podemos concluir que a paisagem é peça fundamental no turismo, sendo essa um dos principais atrativos que levam as pessoas a um local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com