TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gatilhos Mentais

Por:   •  25/3/2017  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO 15 GATILHOS MENTAIS

1. Relação Dor contra Prazer

2. Novidade

3. Por quê?

4. História

5. Simplicidade

6. Inimigo em comum

7. Curiosidade

8. Antecipação

9. Prova Social

10. Referência

11. Urgência

12. Sentimento de Importância

13. Comunidade

14. Escassez

15. Controvérsia

RESUMO GATILHOS MENTAIS:

 

  • Relação dor e prazer: esse gatilho mental se baseia em identificar o que seu produto vai proporcionar de conforto para o cliente, sem especificar o que o produto tem de negativo. Como por exemplo, o produto ser bom, mas é um pouco demorado para entregar. Conforto: produto, Dor: prazo ou entrega.

  • Novidade: esse gatilho é muito usado para incrementar a venda ou o produto, mesmo sendo o mesmo produto, pode-se usar ou criar estratégias que o diferenciam. Ex: “Tenho uma telha aqui galvanizada, diferenciada, que acabou de chegar, vale a pena conferir. Ela está com um design novo e tem várias molduras. ” Isso desperta o desejo do cliente por aquele produto ou serviço.

  • Porque: Esse gatilho consiste em causar um questionamento no cliente quanto ao seu produto ou serviço, a seu favor, para que conscientemente ela fique interessada no que você está vendendo ou oferecendo. Exemplo: “Este orçamento deu 1500, mas hoje ele sai a 750”. Isso vai gerar um porque, um questionamento no cliente, dando brecha para oferecer o porquê de ele poder pagar esse valor.
  • História: Esse gatilho pode ser usado para falar sobre a história do produto, o porque está vendendo ele para seu cliente, o material usado, a garantia do mesmo. Passando assim, o conhecimento do que o que está sendo oferecido, seja serviço ou produto.
  • Simplicidade: pode ser usado para simplificar seu serviço ou produto. Exemplo: “Pode levar, a entrega é rápida, pode pagar no boleto, sem entrada, fácil de instalar, não se preocupe”. Usando isso como ajuda para a venda, e simplificando na hora da negociação.
  • Inimigo em comum: Pode ser usado quando seu cliente já tem ou fez um serviço, adquiriu um produto do mesmo ramo que o seu, mas com qualidade inferior, preço ou serviço diferente, usando esse fator ao seu favor, para conquista-lo. Exemplo: “Fiz uma compra de telha no perfil, mas fui atendido mal, demorou para entregar e já enferrujou o material”. Você reverte a situação a seu favor.
  • Curiosidade: Pode ser usado para provocar uma reação no cliente, para desejar saber, usar ou comprar seu serviço. Exemplo: “Vou te contar um segredo, você sabia que o produto que está comprando é importado? E só nós vendemos. ”. Influenciando o cliente saber mais do seu serviço ou produto.
  • Antecipação: Usado para promover o sentimento de estar adquirindo algo exclusivo, ou uma informação antecipada de um lançamento, de um serviço ou produto. Exemplo: “Esse vergalhão é um dos nossos lançamentos, está para chegar, mas para você consigo antecipar a entrega. ”
  • Prova social: Esse gatilho, consiste em apresentar exemplos de clientes que compram da sua marca, ou empresas que são parceiras suas. Exemplo: clientes que já usam ou compram seu produto.
  • Referência: esse gatilho pode ser usado junto com o da prova social, usando diversas empresas ou a qualidade da fabricação, da prestação de serviço, que você está apresentando ou tentando vender. Exemplo: “Nosso produto é referência no mercado, mais de 40 anos sendo usado pelas empresas Legal, Compre, Universal e somos um dos pioneiros no fornecimento de estruturas metálicas na região. ”
  • Urgência: usado para despertar o desejo de compra imediata no cliente. Exemplo: “São as últimas peças, estão com preços incríveis”; “Está acabando, essa oferta é só hoje, se não aproveitar pode perder. ”
  • Sentimento de importância: usado principalmente como um pós-venda. Pode ser usado para cativar seu cliente com promoções, e-mail, contatos mensais, fazendo com que o mesmo seja lembrado, não só na hora da venda, para negociações futuras. Exemplo: ”Boa tarde Seu João, hoje lembrei do senhor, é seu aniversário e quem dá o presente somos nós! Venha nos visitar e ganhe um brinde da loja. Saiba que é um prazer tê-lo como nosso cliente. ”
  • Comunidade: usado para criar um vínculo com um grupo de clientes, ou parceiros, que já compram seu produto ou fazem uso de um determinado serviço.
  • Escassez: usado para impulsionar o cliente a comprar, pelo sentimento de oportunidade única. Exemplo: “Olha, aproveita essa oferta, é só agora, pode ser que não consiga outra melhor.”. Também pode ser usado com o da urgência, sugerindo que o cliente compre como se fosse oportunidade única.
  • Controvérsia: usado para deixar seu cliente curioso, sobre determinada informação do seu produto ou, da sua empresa. Exemplo: “Compre mais pagando menos na loja hoje. ” Para provocar uma reação no cliente, a seu favor.

Quem é Edson Oliveira?

        Ele é psicoterapeuta, consultor pessoal, coach especializado em desenvolvimento pessoal e empreendimentos digitais, mestre em programação neurolinguística, além de ser um autor reconhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com