TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo USJ

Casos: Resumo USJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.732 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

Português:

1 – Compreensão e Interpretação de Texto(s):

O que é contexto?

È preciso que as partes se complementem, criando uma ideia central, algo de mais abrangente.

Chamo atenção para esse “algo mais abrangente” : é o contexto.

Contexto é a unidade linguistica maior dentro da qual insere – se uma unidade linguística menor.

O que é intertextualidade?

Basicamente sempre que um texto faz alusão, cita ou dialoga com outro, temos uma relação intertextual.

A intertextualidade pode ocorrer sob duas formas: paráfrase e paródia.

Paráfrase: tem um sentido positivo.Ocorre quando um texto cita outro na intenção de reafirmar, reforçar, exaltar, concordar ou apropriar – se de seu significado para a construção de uma nova ideia.

Paródia: o oposto da paráfrase. É quando citamos um trecho no intuitode negar seu significado, polemizar com ele, criticá – lo, e , geralmente, ridicularizá – lo, (o Casseta e Planeta faz isso direto...) Sem dúvidas, o texto mais parodiado da literatura brasileira é a mesma canção do exílio.

O que são idéias principais e idéias secundårias?

Em qualquer parágrafo existe uma frase que exprime uma ideia principal. As frases que exprimem as ideias principais caracterizam – se por conter afirmaçoes mais genéricas e amplas.

As frases que exprimem as ideias secundárias transmitem informaçoes mais detalhadas. Se retirarem as frases que exprimem as ideias principais, o texto deixa de fazer sentido.

Se retirarem as frases que exprimem as ideias secundarias, o sentido do texto não é alterado.

O reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto:

É o posicionamento enunciativo ou discursivo, ou ainda ponto de vista de enunciação é a perspectiva ideológica que orienta a fala de toda voz textual, aquilo que faz com que o que diz seja a representação ou defesa de um ponto de vista X, e não Y.

Generos Textuais:

Carta Argumentativa: é um texto que, como a própria nomenclatura revela, a intencionalidade discursiva é retratada por uma reclamação ou uma solicitação por parte do emissor no sentido de convencer o destinatário de forma específica a fim de que o mesmo passa a atender a solicitação ora realizada. A linguagem deverá ser clara e coesa. Ela compõe-se dos seguintes elementos:

#local e data;

#identificação do destinatário;

#vocativo – nome da pessoa para qual a carta é endereçada.

#corpo do texto – é a exposição do assunto em si, de forma a abordar todos os aspectos pertinentes de maneira clara, sucinta e precisa.

#expressão de despedida – tal procedimento pode variar em se tratado do grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser mais formal ou denotando certa informalidade.

Carta Pessoal: utilizado na comunicação entre pessoas que mantêm um vínculo de relacionamento.Tal divergencia se refere ao predomínio de uma linguagem, que varia de acordo com o grau de intimidade entre o remetente e o destinatário, podendo prevalecer tanto o padrão formal, quanto o coloquialismo.

Compõe-se de seguinte forma:

#Local e a data – geralmente compõem as partes iniciais, se encontrando posicionados à esquerda da folha;

#Vocativo – poderá haver o emprego de alguns termos coloquiais, até mesmo gírias ou que denotem uma intimidade maior entre os interlocutores, tais como: “Querida amiga” ou brother, etc...

#Texto – trata-se do discurso propriamente dito, sendo desenvolvido de acordo com a finalidade a qual o remetente se propõe.

#A despedida e a assinatura – a despedida tende a variar, podendo ser formal ou mais cortês. Quanto a assinatura, que constará apenas o nome do remetente, sem atribuições ao sobrenome, algo bem simples.

Abaixo-assinado: texto de cunho argumentativo, na qual um determinado grupo de pessoas se mobiliza em prol de uma reinvindicação destinada a alguém com poder de decisão, visando a solução da problemática ora requisitada.

O blog: se caracteriza como uma página da web que permite a postagem de artigos organizados de forma cronológica, contando com a participação de um número variado de pessoas, dependendo de sua própria política. No que se refere a conteudos, este abrange uma infinidade de assuntos, indo desde um simples diário, até piadas, fotografias, links e notícias, aliando linguagem verbal e não verbal ao tema em discussão.

O e-mail: Genero textual do meio eletronico. O termo e-mail significa “correio eletronico”. Tem por função designar tanto a mensagem enviada por meio de internet quanto o endereço para qual enviamos a mensagem.

Conto: é o ato de narrar acontecimentos reia ou fictícios. O conto é uma narrativa curta, que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens. Pode ser discursos diretos ou indiretos;

Artigo de Opinião: Trata-se de um gênero textual comumente requisitado em exames de vestibulares e concursos públicos de uma forma geral. Tem por finalidade a exposição do ponto de vista acerca de um determinado assunto. Tal qual a dissertação, ele também se compõem de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutirá.

2 – Aspectos Lingüísticos:

Fonologia:

É o ramo da linguistica que estuda o sistema sonoro de um idioma, classifica-os em unidades capazes de distinguir significados, chamados fonemas. A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ( "som, voz") e log, logia ( "estudo", "conhecimento") . Significa literalmente " estudo dos sons" ou "estudo dos sons da voz". Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras.Além disso, a Fonologia também estuda outros tópicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com