TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social Capitulo 3

Por:   •  2/12/2015  •  Abstract  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social

Capitulo 3

Catalão – GO

30 de Setembro, 2014

Capitulo 3 – LETRAMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Alfabetismo funcional, níveis de alfabetismo e letramento(s)

        

Este capitulo inicia-se com o exemplo de Dona Naná mostrando os eventos de letramento que ela participa, sendo eventos em várias esferas de atividades: cotidiana, escolar, jornalística, publicitária e entre outras. Para os brasileiros que não tem a escolaridade e a profissão de Dona Naná o INAF mostra os resultados em relação a eles.

INAF é um indicador dos níveis de alfabetismo funcional da população brasileira adulta, tendo como objetivo oferecer informações qualificadas sobre habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática.

O INAF considera como alfabetismo a capacidade de acessar e processar informações escritas como ferramenta para enfrentar as demandas cotidianas.

De acordo com Soares a definição de alfabetismo muda de época para época. No início do século anterior era considerado alfabetizado aquele que sabia escrever o próprio nome, porém em 1958 a UNESCO define como alfabetizado a pessoa que é capaz de ler e escrever com compreensão de um enunciado curto e simples sobre a vida cotidiana.

O INAF considera quatro níveis evolutivos de alfabetismo. O primeiro são os analfabetos, incluindo aqueles que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem decodificação de palavras e frases. O nível 1 e o alfabetismo rudimentar, são os capazes de identificar títulos, localizar datas em um texto. O nível 2 é o alfabetismo nível básico, são os capazes de localizar informações em textos curtos. E ao nível 3, nível pleno, são os capazes de ler textos longos, relacionar partes de um texto, realizar inferências.

Os dados desse indicador são discutidos por ABREU (2003), GALVÃO (2003), CARVALHO & MOURA (2003) e Rojo conclui que existem resultados animadores, resultado altamente desanimadores e resultados curiosos.

São Considerados os resultados animadores maior permanência e acesso à escola, a democratização de impressos e melhorias em termos de escolarização e letramentos. É avaliado como resultado altamente desanimador o fato de somente 26% da população ser capaz de ler com compreensão textos pouco mais complexos. Os resultados curiosos foram a descoberta que existem analfabetos possuidores de dicionários e que há mulheres escolarmente mais bem-sucedidas e com níveis de alfabetismo mais altos que homens.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com