TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo filme Freud Alem da Alma

Por:   •  3/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do Filme Freud Além da Alma

Modulo I

Katiana Gomes Vieira

                O filme Freud Além da Alma de 1962 que traz a trajetória de Sigmund Freud, no início da sua carreira. As críticas e oposições as suas teorias são marcadas fortemente no filme e suas descobertas mais progressistas, O filme não relata apenas as glorias do caminho, mas mostra também as dificuldades vivenciadas na carreira como médico, há um conflito de Freud com a equipe médica na internação de uma pessoa histérica.

No início há uma comparação entre três grandes pensadores e de como eles mudaram o modo das pessoas de enxergar o mundo em conformidade com as suas épocas. O primeiro foi Copérnico com a descoberta de que a Terra não é o centro do universo, o segundo Darwin ao apontar a ligação do homem ao reino animal através da teoria da evolução, o terceiro seria o próprio Freud ao revelar a falta de controle e consciência do homem sobre sua mente, trazendo uma nova possibilidade ao sugerir que existe o inconsciente.

Freud era um jovem médico e mostrava-se incrédulo e descontente com os métodos pretensamente científicos empregados pelos neuropsiquiatras contemporâneos e resolveu empregar o método do hipnotismo com as suas pacientes histéricas e passa a investir no estudo da mente, logo no início do filme ele sugere um diagnóstico para uma paciente, porém é criticado por seus colegas. Insatisfeito com a situação Freud viaja a Paris se aprofundando nos conhecimentos de Charcot, médico revolucionário da época que queria provar que a histeria não era uma doença somente das mulheres, utilizando a hipnose para descobrir a causa e sintomas que os pacientes apresentavam, os vários casos que o filme nos mostra foram tratados com hipnose, no entanto não eram de fato curados, mostrando como a histeria poderia ser de origem psíquica. A partir de alguns casos e de sua própria analise Fred começou a trabalhar na teoria de que havia um inconsciente, de onde viria todos aqueles sintomas inexplicáveis em pessoas com histeria. Ao apresentar essa teoria aos seus colegas em Viena numa palestra, mais uma vez ele é desacreditado, no entanto nessa palestra ele chama a atenção de um médico Breuer ele secretamente confessou a Freud que concorda com varias coisa que Freud disse e foi desaprovada pelos demais colegas de profissão. Breuer disse também que utilizava da hipnose em seus pacientes.

A troca de experiencia dos dois foi imediata, Freud logo começou a acompanhar Breuer em seus atendimentos e em cada atendimento surgiam várias teorias e formas diferentes de lidar com cada paciente. Freud ao se deparar com a sexualidade envolvendo o caso de um homem que ao ser hipnotizado revela o seu desejo pela sua mãe, e fica horrorizado com a cena e se afasta um pouco das suas pesquisas. Ao começar a investigar suas próprias memórias Freud também percebe seu desejo por sua mãe e um certo ódio pelo pai por tira-la dele.  

Um dos casos que o filme nos mostra é de uma jovem que tinha ódio da mãe e acaba revelando aos poucos um desejo pelo pai que era projetado em outros homens inclusive depois no próprio Freud. As memorias e sonhos enigmáticos da paciente vai aos poucos apontando conclusões que favoreciam a teoria que Freud tinha.  

                Após o seu afastamento, ele retorna já com ideais um pouco mais elaborada do inconsciente, percebendo como era importante o paciente ter acesso as lembranças traumáticas. Ele então abandonou a hipnose e começou a usar a interpretação dos sonhos como ferramenta para analisar a paciente através de atos falhos, usando a livre associação assim o paciente participava ativamente do processo e alcançava os traumas mais antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com