TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo historia Josiah

Por:   •  5/6/2015  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

Vou contar uma historia pra vocês sobre Josiah Wedgwood .

Josiah Wedgwood era um ceramista que aprendeu a profissão com seu irmão mais velho, especializou-se na criação de cerâmica e nos processos para fazê-la. Se tornou um grande ceramista após ter se tornado aprendiz dos melhores artesãos da época, e foi quando ele conheceu seu amigo Thomas Whieldon e se tornaram sócios, essa sociedade durou 5 anos, e desde então os negócios de Wedgwood começaram a crescer. Ele alugou uma cerâmica e começou a sua própria produção perto de Burslem.

Animado com o processo de industrialização que o mercado estava tendo ele escreveu muitas cartas para seu amigo, Thomas Bentley, contando das dificuldades e de como ele as resolvia.

Thomas Bentley foi um jovem brilhante que aos 16 anos de idade, foi colocado em um armazém em Manchester para aprender os processos dos negócios de lã e algodão, teve muitas realizações profissionais em sua vida, conheceu Josiah Wedgwood quando este esteve em Liverpool por causa de um problema no joelho, Wedgwood fez suas primeiras propostas para Bentley sobre a parceria para o fim de 1766, mas não foi até 14 de novembro de 1768 que a parceria realmente começou.

Wedgwood sempre foi muito preocupado com a qualidade de seus produtos, criava muitas técnicas para produção e diversificação de seus produtos, até que em 1774 o seu primeiro catalogo surgiu, tornando ainda mais diversificado suas peças das dos concorrentes, tem foi adotada a técnica de vender por encomenda, montou vitrines em Londres e em outras lojas porem não tinha estoque, os produtos eram feitos de acordo com a chegada dos pedidos.

Sua principal preocupação era a variação de qualidade que o mesmo produto poderia apresentar por conta de sua produção, Wedgwood teve que criar um novo sistema, com mais divisões de tarefas na sua fábrica, foi acrescentado um designer que era responsável pelos desenhos das peças, já que os artistas que as faziam eram orgulhosos de mais ou não estavam a par da moda nas grandes capitais, e o modelador, que dava a forma que seria o padrão que as peças seguiriam, além de mais de 18 estágios até a finalização para que a peça estivesse em perfeita uniformidade com as outras do mesmo modelo.

A utilização do neoclássico foi uma das grandes ideias tidas por empresários da época, utilizar uma forma mais rebuscada com produtos fabricados de uma forma moderna foi a chave para a aceitação dos produtos feitos em larga escala, com a cerâmica não foi diferente e logo ela foi muito popularizada não só como utilitário mais também como item de decoração, as peças tinham o toque do requinte e era mais fácil e barato de se fazer graças a tecnologia e novas técnicas que ela proporcionou serem criadas.

Assim Wedgwood, não só criou uma referencia em questão de cerâmica mais também fincou a importância que o design e o meio de produção tem para o crescimento industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com