TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DO ADOLESCENTE

Casos: SAÚDE DO ADOLESCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações, necessitando de apoio integral para que possa fortalecer sua construção cidadã e firmar-se como um ser capaz de integrar, interagir e intervir em seu contexto social de forma crítica e criativa.

Considerando a necessidade de assegurar o usufruto desta necessidade, foi criado através da Lei 8.069/90 o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, que carrega consigo a bandeira de defesa dos direitos de crianças e adolescentes garantidos na Carta Magna, de modo que esta população, sem distinção de raça, cor ou classe social seja reconhecida como sujeitos de sua história.

Compreendendo que a promoção à saúde é de fundamental para o desenvolvimento da população adolescente e jovem, o Ministério da Saúde – MS, criou através da Portaria 980/GM, de 12 dezembro de 1989, o Programa Saúde do Adolescente – PROSAD, que a partir de então passou a assumir o compromisso de assegurar os princípios básicos da universalidade, equidade e integralidade de ações á essa população em todas as Unidades Federativas.

Em função da vulnerabilidade, adolescentes e jovens vivenciam inúmeros problemas, dentre estes a gravidez indesejada, violências e maus tratos, DST/AIDS e desrespeito aos seus direitos de cidadãos.

.

QUEM SÃO?

O Brasil tem 51 milhões de adolescentes e jovens, 1/3 (um terço) da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse grupo tem alto potencial de criar, sonhar, elaborar ideias e transformar a realidade. Para o desenvolvimento dessas potencialidades, é necessário ter saúde e isto deve ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, desenvolve uma série de ações para o atendimento desse público.

O trabalho, realizado em parceria com estados e municípios, tem como alicerce a atenção e o respeito às características específicas desta população como suas fases de desenvolvimento. As relações sociais e as oportunidades que os adolescentes e jovens encontram produzem diferentes formas de comportamentos, de inserção social e de cidadania.

ASPECTOS FISÍCOS

O termo puberdade é utilizado para designar especificamente as transformações corporais decorrentes da ação dos hormônios do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal. A adolescência tem início com a eclosão pubertária, com intensas modificações biológicas, sendo os seus primeiros eventos, o aparecimento do broto mamário nas meninas (telarca) e o aumento do volume testicular nos meninos. O seu início acontece entre os 08 e os 13 anos para o sexo feminino e entre 09 e 14 anos, para o sexo masculino.

DESTACA-SE NESTA FASE

 A ocorrência do estirão do crescimento – aceleração e desaceleração do crescimento;

 As alterações na quantidade e na distribuição de gordura no corpo;

 O desenvolvimento do sistema respiratório, circulatório e das gônadas;

 O surgimento dos caracteres sexuais secundários.

 A combinação de diversos fatores responsáveis pelo desencadear do processo pubertário.

O SUS FRENTE Á ATENÇÃO A SAÚDE DO ADOLESCENTE

DIRETRIZES:

DESCENTRALIZAÇÃO: Facilita a integração entre os diversos setores que poderão planejar e articular políticas comuns de atenção à população juvenil a partir de sua realidade local.

ATENÇÃO INTEGRAL: Condição primordial da assistência a adolescentes e jovens através da compreensão dos aspectos biopsicossociais que permeiam as necessidades de saúde desses grupos populacionais

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE: Por meio do ECA e dos conselhos tutelares.

PRINCÍPIOS:

• UNIVERSALIDADE;

• IGUALDADE;

• DIREITO A INFORMAÇÃO;

• INTERSETORIALIDADE;

• PRIORIDADE DO SEGMENTO INFANTO-JUVENIL NA FORMULAÇÃO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

POLÍTICAS DE SAÚDE

SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola (PSE) une as políticas de Saúde e de Educação voltadas às crianças e adolescentes da educação pública. O objetivo é promover o desenvolvimento pleno desse público. O PSE contribui para o fortalecimento de ações de enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dessa parcela da população.

CUIDADOS NA REDE CEGONHA

A Rede Cegonha é uma estratégia que estrutura e organiza a atenção à saúde no Brasil para ampliar e garantir o acesso das mulheres adultas, jovens e adolescentes e das crianças aos serviços de saúde e ofertar uma atenção integrada, qualificada e resolutiva, favorecendo as práticas de saúde que defendam e protejam a vida. Para atender às singularidades e especificidades das demandas em saúde de adolescentes, a Rede Cegonha assume como uma de suas metas a promoção do acolhimento e atendimento qualificado e humanizado nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes. Assim, a Rede Cegonha contempla ações específicas para essa população nos seus componentes: Pré‐natal, Parto e Nascimento, Puerpério e Atenção à Saúde da Criança, além do Planejamento Reprodutivo.

ATENÇÃO A SAÚDE SEXUAL E À SAÚDE REPRODUTIVA

Para adolescentes e jovens esta dimensão é de intensa aprendizagem, descobertas e vivência da liberdade, como também de construção de capacidade para a tomada de decisões, de escolha, de responsabilidades e de afirmação de identidades. A saúde sexual e a saúde reprodutiva ocupam um lugar importante na construção da igualdade de gênero e da autonomia. Nesta ação, destacam‐se:

Reconhecimento dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: é importante a promoção de estratégias que ampliem a visibilidade e o reconhecimento de adolescentes e jovens como sujeitos de direitos.

Educação em sexualidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com